Política
Delcy Rodríguez é empossada presidente da Venezuela
Estados Unidos anunciaram que vão administrar a Venezuela até a conclusão de uma transição de poder
Delcy Rodríguez assumiu nesta segunda-feira (5) o cargo de presidente interina da Venezuela, durante cerimônia na Assembleia Nacional.
Até então vice-presidente do país, Rodríguez prestou juramento após a captura de Nicolás Maduro, ocorrida durante uma operação militar dos Estados Unidos no último sábado (3). A posse foi determinada pelo Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, que justificou a decisão como forma de garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da nação.
Rodríguez é a primeira mulher a liderar o Executivo venezuelano e, em seu discurso de posse, exigiu a "libertação imediata" de Nicolás Maduro, a quem classificou como "o único presidente da Venezuela". Ela também condenou a operação militar dos Estados Unidos e afirmou que o país "não será colônia dos EUA".
Os Estados Unidos anunciaram que vão administrar a Venezuela até a conclusão de uma transição de poder. A comunidade internacional segue dividida: enquanto parte dos países condena a ação norte-americana, outros celebram a queda de Maduro.


