Agro

Agricultores utilizam o Canal do Sertão para gerar renda em Santana do Ipanema

Carsil é considerada uma das mais antigas de Alagoas

Por Redação com Alagoas Rural* 06/01/2026 18h06 - Atualizado em 06/01/2026 18h06
Agricultores utilizam o Canal do Sertão para gerar renda em Santana do Ipanema
Cooperativa levou seus produtos para o Circuito Regional de Feiras de Agricultura Familiar e Economia Solidária - Foto: Reprodução / Alagoas Rural

A Cooperativa Agropecuária Regional de Santana do Ipanema (Carsil), uma das mais antigas de Alagoas, apresentou inovação e oportunidade para os agricultores familiares da região. Utilizando o Canal do Sertão, os cooperados diversificam a produção, que vai desde frutas e hortaliças até o mel.

O Canal do Sertão é considerado um dos maiores projetos de estrutura hídrica do Brasil, transformando a vida do pequeno agricultor que sofria com grandes períodos de estiagem. Agora, graças ao recurso, os cooperados conseguem manter o ritmo e diversificar a produção.

“A nossa cooperativa existe desde 1942. Estamos produzindo manga, maracujá, pimentão… Tudo isso no Canal do Sertão”, contou o presidente da Carsil, Juareis Filho.

Além de auxiliar com o Canal do Sertão, a Carsil possui uma loja para atender ao pequeno produtor, na qual vende o que é produzido na agricultura familiar. “Nós temos uma variedade de produtos para oferecer para o pessoal”, afirmou Juareis Filho.

A sede da cooperativa fica localizada na Rua Coronel Lucena, 148, Monumento, em Santana do Ipanema.

*Com informações do Alagoas Rural