Política

Sancionada lei de Ayres que cria Política Pública da Saúde Bucal na Primeira Infância em AL

Nova legislação garante que creches e escolas de ensino fundamental da rede pública e privada ofereçam serviços odontológicos em todo o estado

Por Assessoria 07/12/2023 14h02 - Atualizado em 07/12/2023 15h03
Sancionada lei de Ayres que cria Política Pública da Saúde Bucal na Primeira Infância em AL
Alexandre Ayres (MDB) - Foto: Assessoria

Foi sancionada a lei de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) que cria a Política Pública da Saúde Bucal da Primeira Infância em Alagoas. Com o nº 9.083/23, a nova legislação visa garantir serviços odontológicos em creches e escolas de ensino fundamental da rede pública e privada em todo o estado, promovendo, assim, a prevenção de doenças bucais.

Dentre os principais objetivos da nova legislação está a garantia do acesso a serviços odontológicos, bem como educar a comunidade escolar sobre a importância da higiene bucal. A lei também garante acesso a serviços odontológicos preventivos e curativos, por meio de parcerias com unidades de saúde ou profissionais habilitados.

A política estadual também irá capacitar os profissionais da educação para orientar as crianças sobre a higiene bucal adequada e incentivar práticas saudáveis, realizando atividades educativas e campanhas de conscientização, envolvendo os pais ou responsáveis, para disseminar conhecimento sobre saúde bucal e prevenção de doenças.

O parlamentar destacou que o tema é prioridade em seu mandato. Ele reforçou que o governador Paulo Dantas (MDB) tem investido bastante na primeira infância, criando, inclusive, uma secretaria exclusiva para o cuidado dessas crianças.

Ayres garantiu que a nova legislação vai garantir que a saúde bucal das crianças alagoanas seja cuidada, oferecendo, assim, uma melhor qualidade de vida durante a vida adulta. "O cuidado com a saúde bucal na primeira infância é de extrema importância, por isso o cuidado com a saúde dos dentes das crianças alagoanas não pode ser negligenciado. É a base da prevenção de sérios problemas e da formação de hábitos", concluiu o deputado.