Cooperativismo
COOPLAL aposta no resgate da cultura centenária do café em Santana do Mundaú
Cooperativa desenvolve um projeto estratégico como alternativa à produção da agricultura familiar
O cooperativismo segue abrindo novas possibilidades para fortalecer a agricultura familiar no município de Santana do Mundaú, conhecida historicamente como a terra da laranja. A Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (COOPLAL), vinculada à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), está desenvolvendo um projeto estratégico que propõe o resgate da cultura centenária do café como alternativa complementar à produção da agricultura familiar.
A iniciativa integra o Projeto Conexão Café Nordeste, com atuação da Embrapa Café em todos os estados da região.
De acordo com o presidente da COOPLAL, Antônio Carlos, o projeto já vem gerando impactos concretos com o engajamento de 35 agricultores envolvidos na iniciativa e que já ampliaram a geração de trabalho, com a contratação de mais 10 pessoas.
O líder da cooperativa também destaca o acesso à linhas de crédito junto ao Banco do Nordeste como fundamentais para a implantação das lavouras e estruturação da produção.
“A proposta representa mais do que a introdução de uma nova cultura, é uma estratégia de desenvolvimento rural. Está sendo uma honra trabalhar na retomada da produção do café no Nordeste e, especialmente, em Alagoas. Estamos descobrindo nesse projeto um grande incentivo, com forte apelo para incluir agricultores de forma produtiva, fortalecendo a economia local e a organização cooperativa”, afirma.
O cultivo inicial aposta no café arábica, priorizando áreas com melhores condições agronômicas no território. Já nas regiões mais baixas, a Cooperativa vai introduzir a variedade graúna. A produção desenvolvida pela COOPLAL passa a integrar a rota do café no Nordeste, conectando o município a uma agenda regional de inovação e geração de renda no campo.Para o presidente Antônio Souza, o momento é de expectativa positiva e planejamento.
“Estamos iniciando o ano com muitos planos, e a estratégia do café é uma delas. Santana do Mundaú já produziu café no passado, e acreditamos que é possível retomar essa cultura, agregando valor à agricultura familiar e criando novas oportunidades para os produtores do município”, conclui.


