Cooperativismo

Unicafes-AL marca presença na GulFood 2026, nos Emirados Árabes Unidos

Missão marca a terceira iniciativa de internacionalização de mercado para a agricultura familiar alagoana

Por Redação 04/02/2026 18h06 - Atualizado em 04/02/2026 18h06
Unicafes-AL marca presença na GulFood 2026, nos Emirados Árabes Unidos
Luciano Monteiro durante a GulFood 2026. - Foto: Reprodução / Instagram

A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) marcou presença na GulFood 2026, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, realizada entre os dias 26 e 30 de janeiro. 

Juntamente com representantes do Governo Federal e do Sebrae, a delegação brasileira contou com mais de 70 cooperativas, entre elas a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil).

O evento se destacou por promover inovações, sustentabilidade e desenvolvimento, além de oportunidade de negócios e a abertura de mercados e rotas de comercialização. Alguns dos temas abordados na feira foram o uso de Inteligência Artificial e alternativas alimentares.

“Nós estamos com a Federação da Bahia, com mais de 70 cooperativas que atendem indústria e produtos do mercado internacional. A nossa Unicafes Brasil, a Confederação Unicafes, 1.500 cooperativas, 1.300.000 famílias. Aqui, são 500 produtos, onde 50 já foram comercializados e estão no mercado nacional. São várias cooperativas da rede Unicafes. São nove estandes, em seis meses de trabalho. É a missão de internacionalização das cooperativas”, destacou Luciano Monteiro, presidente da Carpil.

Luciano também destacou o importante papel do Governo de Alagoas e da parceria com a Unicafes-AL, que viabiliza iniciativas de internacionalização do mercado da agricultura familiar alagoana.

"Nosso agradecimento ao Governo Federal, na liderança do presidente Lula, que é um grande vendedor, que é um grande exportador dos produtos brasileiros, principalmente da rede Unicafes-al. Aos governos do Estado, ao governo do Estado de Alagoas, ao governo do AMAPÁ, ao governo da Bahia e aos demais governos que têm ajudado nesse grande avanço para o cooperativismo e para as rotas de integração no Brasil", concluiu Luciano.