Polícia

Jovens são flagrados capturando caranguejos no defeso em Maceió

Segundo o BPA, os suspeitos estavam acompanhados de outras três pessoas capturando caranguejo-uçá e retirando as patas para venda

Por Redação 22/02/2026 14h02
Jovens são flagrados capturando caranguejos no defeso em Maceió
Policiais apreenderam baldes com caranguejo-uçá em Maceió - Foto: Ascom PM

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) intensificou, neste sábado (21), as fiscalizações no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, em Maceió, durante mais uma etapa da Operação Lagoa Segura, executada pelo Pelotão Aquático.

A ação resultou na detenção de dois jovens, de 23 e 19 anos, em uma área de manguezal no bairro do Vergel, conhecida como Ilha da Caveira. Com eles, os policiais encontraram baldes contendo patas de caranguejo-uçá, espécie que está em período de defeso.

Segundo informações repassadas pelos próprios suspeitos, eles estavam acompanhados de outras três pessoas realizando a captura do caranguejo-uçá e retirando as patas para venda. Ao todo, foram apreendidos 17,96 quilos do produto, o equivalente a 636 unidades.

A dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi autuada por pesca em período proibido. Já o material recolhido foi contabilizado e destinado a uma instituição beneficente, com registro formal de doação ao Lar do Bom Samaritano Pastor Tavares.


Defeso do caranguejo-uçá

Durante o período de defeso, ficam proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá, conforme determina a Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais. A restrição tem como objetivo garantir a reprodução da espécie e a manutenção do equilíbrio ambiental.

De acordo com a Portaria Interministerial MPA/MMA nº 45/2026, em fevereiro de 2026 o defeso ocorre de 1º a 6 e de 17 a 22. Em março, os períodos são de 3 a 8 e de 18 a 23. Já em abril, a proibição vai de 17 a 22.

Como denunciar crimes ambientais


A população pode colaborar com o combate à pesca ilegal e outros crimes ambientais em Alagoas por meio do telefone 190, pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente com o BPA pelo número (82) 98833-5879.