Geral

Após aumento de casos de femicídio, OAB irá cobrar celeridade processual nos casos de violência contra a mulher

Também pretendem promover uma caravana em escolas para discutir a Lei Maria da Penha

Por Redação com assessoria 26/07/2022 08h08 - Atualizado em 26/07/2022 09h09
Após aumento de casos de femicídio, OAB irá cobrar celeridade processual nos casos de violência contra a mulher
Na reunião foi discutido o aumento recente de casos de feminicídio no estado - Foto: Assessoria

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão Especial da Mulher, promoveu, nesta segunda-feira (25), uma reunião extraordinária com alguns órgãos públicos, entidades e movimentos de Alagoas para discutir os recentes casos de violência contra a mulher no estado, especialmente o caso da advogada Maria Aparecida Silva Bezerra, vítima de feminicídio na semana passada. Na ocasião, foram definidas ações a serem desenvolvidas para acelerar os processos já existentes e evitar que novos casos venham a acontecer.

Durante o encontro, foi decidido que a Comissão Especial da Mulher irá cobrar a realização de um mutirão de celeridade processual, junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas, para acelerar os processos de violência contra mulher, considerando que alguns casos não foram a júri e outros ainda não tiveram nem a primeira audiência realizada.

A OAB Alagoas também irá promover uma caravana que vai passar por algumas escolas públicas do estado para discutir sobre a Lei Maria da Penha, levando em conta que muitas crianças presenciam, desde cedo, essa violência dentro dos próprios lares. A Comissão Especial da Mulher também irá cobrar efetividade em relação às leis que existem a nível estadual e municipal na defesa das mulheres vítimas de violências.

Cristiane Lúcio, presidente da Comissão Especial da Mulher, fomentou a importância da reunião e das ações que serão iniciadas ainda neste mês de julho. “Tratamos hoje de todas as formas de violência contra a mulher. Procuramos buscar forças com o estado, municípios, órgãos, movimentos, a fim de encontrar, em conjunto, uma maneira de dar um basta a essas violências. A reunião foi muito proveitosa e, durante o encontro, diversos representantes de algumas entidades puderam externar suas ideias. A OAB está de braços abertos para juntos buscarmos uma solução”, frisou.