Turismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares ultrapassa 1,3 milhão de passageiros em 2025
Segundo a Aena, administradora do terminal, o movimento internacional apresentou um avanço expressivo
O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares encerrou 2025 com a marca de 1,3 milhão de passageiros, registrando um crescimento de 27,5% no fluxo de embarques e desembarques em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo a Aena, administradora do terminal, o movimento internacional apresentou um avanço expressivo: o número de passageiros embarcando ou desembarcando de voos internacionais saltou mais de 179%, alcançando 61.422 pessoas.
O fluxo nacional também cresceu, passando de 1.022.463 para 1.270.296 passageiros, alta de 24,24%. Os desembarques nacionais subiram de 508.576 para 635.148, um acréscimo de 24,89%. Já o desembarque internacional avançou de 11.307 para 30.711 passageiros, aumento de 171,61%.
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, os resultados refletem o fortalecimento da malha aérea e o crescimento do setor turístico no estado.
“Iniciamos 2026 comemorando resultados exitosos no setor. O crescimento no fluxo de passageiros do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares demonstra que Alagoas vive um momento muito positivo no turismo. Os números refletem o trabalho do Governo de Alagoas e os investimentos do governador Paulo Dantas, com a abertura de novos mercados emissores, como Córdoba e Rosário, além do incremento das rotas de Buenos Aires”, destacou a secretária.

“O crescimento, especialmente no fluxo internacional, confirma que Alagoas está cada vez mais conectada com o mundo e preparada para receber visitantes. É assim, trabalhando de forma assertiva, que comemoramos os dados de 2025 e, sem dúvida, fecharemos 2026 com resultados ainda mais positivos”, concluiu Bárbara Braga.
Expansão da malha aérea
Para a alta temporada 2025/2026, a ampliação da malha aérea internacional é uma das principais estratégias da Secretaria de Turismo para impulsionar o fluxo no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Estão previstos 40.138 assentos ofertados no período, distribuídos em 223 operações, com voos partindo de Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Lisboa, Porto e Montevidéu.


