Política

Lula deve destacar soberania do Brasil em discurso na ONU em meio a tensões

Além da soberania, Lula deve ressaltar a importância da proteção das instituições democráticas

Por Sputnik Brasil com Redação 19/09/2026 15h03
Lula deve destacar soberania do Brasil em discurso na ONU em meio a tensões
Foto: © flickr.com / Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (20) para Nova York, onde participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é que o chefe do Executivo brasileiro foque seu discurso na defesa da soberania nacional, especialmente diante de preocupações sobre possíveis interferências externas no processo eleitoral.

Além da soberania, Lula deve ressaltar a importância da proteção das instituições democráticas, em meio à crise envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF), e reafirmar o princípio da não intervenção em assuntos internos de outros países durante sua fala, prevista para a abertura da assembleia, na terça-feira (22). A previsão é que o presidente faça menções às tensões com os Estados Unidos, evitando citar diretamente nomes como Donald Trump ou o governo norte-americano.

O tema ganhou relevância nos últimos meses, à medida que Brasil e Estados Unidos trocaram críticas sobre questões comerciais, políticas e de segurança. O governo brasileiro passou a classificar como interferência externa algumas iniciativas e declarações norte-americanas relacionadas ao processo eleitoral de 2026.

Lula será o primeiro chefe de Estado a discursar na abertura do debate geral da Assembleia Geral, mantendo a tradição iniciada em 1955. Em seguida, Donald Trump ocupará a tribuna, mas até o momento não há confirmação de uma reunião bilateral entre os dois presidentes.

Sem um encontro oficial com Trump previsto, Lula terá uma reunião com o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, na segunda-feira (21). O encontro, solicitado pelo próprio prefeito, acontecerá na residência do embaixador do Brasil junto à ONU, onde Lula estará hospedado.

Segundo informações da agenda oficial, a reunião com Mamdani deve tratar prioritariamente de políticas públicas, com destaque para habitação, e não de temas internacionais.

A passagem de Lula por Nova York será breve, já que o presidente deve retornar ao Brasil logo após o discurso de terça-feira, conforme a programação divulgada pelo Palácio do Planalto.

Por Sputnik Brasil