Política

CPMI do Banco Master: Heloísa Helena denuncia 'consórcio da safadeza' e convoca população

Em vídeo no Instagram, ex-senadora faz duras críticas ao que chamou de articulação política para impedir a instalação da Comissão

Por Redação 21/01/2026 19h07 - Atualizado em 21/01/2026 19h07
CPMI do Banco Master: Heloísa Helena denuncia 'consórcio da safadeza' e convoca população
Ex-senadora defende uma CPI mista para investigar o caso do Banco Master - Foto: Reprodução/Instagram

A ex-senadora e atual vereadora do Rio de Janeiro, Heloísa Helena, divulgou um vídeo em seu perfil no Instagram nesta terça-feira (21) no qual faz duras críticas ao que chamou de articulação política para impedir a instalação da CPMI do Banco Master. Segundo ela, há um acordo suprapartidário para proteger crimes financeiros e barrar investigações no Congresso Nacional.

No vídeo, Heloísa explica que a proposta é de uma CPI Mista, mecanismo que, segundo ela, não depende da “fila” da Mesa Diretora da Câmara ou do Senado e deveria ser instalada automaticamente após a coleta das assinaturas necessárias.

“Monstraram um verdadeiro consórcio da safadeza, misturando distintas ideologias. Se esculhambam nas campanhas eleitorais, mas são cúmplices na construção de uma muralha de proteção para acobertar um balcão de negócios sujos”, afirmou.

A ex-senadora também acusou setores dos três Poderes de atuarem para proteger esquemas ilegais. “É incrível como defendem a lavanderia do narcotráfico. Crimes envolvendo gente poderosa no Executivo, no Judiciário e no Legislativo. Até quando vão conseguir se proteger desavergonhadamente?”, questionou.

Heloísa Helena disse que ela e a deputada Fernanda Melchionna já conseguiram assinaturas no Senado e agora trabalham para alcançar o número necessário de deputados federais. “Está difícil, mas estamos trabalhando com firmeza”, declarou.

No Rio de Janeiro, onde exerce um “mandato relâmpago”, a vereadora destacou o apoio de parlamentares que classificou como “corajosas”, citando Jandira Feghali, Laura Carneiro e a si própria. “Nunca assino rendição por covardia para lamber o rastro do poder dos podres poderes, estejam eles onde estiverem”, disse.

No trecho final do vídeo, Heloísa Helena reforça as acusações contra o Banco Master, afirmando que somente no Rio de Janeiro 235 mil aposentadorias e pensões de servidores teriam sido roubadas, além de práticas semelhantes em outros estados. “Além da lavanderia do narcotráfico, além do acobertamento dos podres poderes… que vergonha”, afirmou.

Ela encerrou com um apelo direto à população: “Sugira, solicite, pressione o parlamentar do seu estado. Deixe o medo de lado e assine o requerimento para a instalação imediata da CPMI do Banco Master”.