Política
Senado aprova mudanças no Garantia-Safra e facilita acesso para agricultores
A proposta, que segue para sanção presidencial, ainda agiliza o recebimento do dinheiro, ao reduzir o número de parcelas para o repasse do dinheiro a esses produtores

O Plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (23) um projeto de lei que altera as condições do benefício Garantia-Safra, com o objetivo de ampliar a proteção a agricultores familiares em regiões sujeitas a perdas recorrentes de safra. A proposta reduz de 50% para 40% a perda mínima de produção exigida para que os trabalhadores rurais possam acessar o benefício, destinado a amenizar os prejuízos causados por eventos climáticos adversos, como estiagem e excesso de chuvas.
A mudança é um avanço significativo para as famílias de agricultores que enfrentam dificuldades constantes devido às condições climáticas extremas. Com a redução da porcentagem da perda mínima, mais produtores terão acesso ao benefício, garantindo uma rede de segurança para aqueles que vivem em municípios que enfrentam perdas recorrentes de safra. O projeto segue agora para sanção presidencial.
Essa medida chega em um momento crucial, quando a insegurança alimentar e as dificuldades enfrentadas pelos pequenos agricultores se tornam cada vez mais evidentes. A expectativa é de que a proposta seja sancionada rapidamente, ampliando o alcance do benefício e proporcionando mais estabilidade para os produtores rurais.
*Com informações da Agência Senado
