Ciência, tecnologia e inovação
Veja 09 tradições de ano novo realizadas ao redor do mundo
Rituais trazem prosperidade, viagens e até um novo amor
Mais um ano novo se aproxima e,com ele, novas metas e planos. Quem nunca fez aquela simpatia na virada do ano, querendo atrair algo específico para a própria vida?
Essa tradição não é apenas do Brasil. Diversas culturas ao redor têm seus próprios costumes para fazer à primeira meia-noite do ano. Confira:
1 - As doze uvas (prosperidade)

Caso você deseje um 2026 cheio de prosperidade, pode apelar para as doze uvas. A tradição surgiu em Madri, na Espanha, a partir do costume europeu de consumir champanhe e uvas na virada do ano. Os espanhóis acreditam que, ao comer doze uvas embaixo de uma mesa durante as badaladas da meia-noite, uma para cada mês, atrairão um ano próspero. Mas a sorte só vem se você consumir todas as uvas. No Brasil, o costume também ficou popular, mas para atrair algo diferente: um amor.
2 - Macarrão do soba (romper barreiras)

Se 2025 trouxe obstáculos que você deseja romper em 2026, siga o costume do Japão de consumir o macarrão do soba, feito de trigo do soba. Ao mordê-lo, os japoneses acreditam que você estará deixando essas amarras do ano anterior para trás.
3 - Cebola na porta (fertilidade)

O costume vindo da Grécia diz que, ao pendurar um colar de cebolas na porta de casa, você estará atraindo fertilidade para a residência e todos nela. Por brotar de forma independente, o vegetal simboliza renascimento.
4 - Quebrar louça (se livrar de energias negativas)

Ao soar da meia-noite, os dinamarqueses começam a se livrar da louça: o costume europeu diz que, ao quebrar pratos (ou copos, xícaras… o que for de sua preferência) na frente da casa de seus entes queridos, a energia negativa fica de fora.
5 - Mala e cuia na rua (viagens)

Na Colômbia, é comum ver pessoas dando a volta no quarteirão durante a meia-noite do dia 1° de janeiro. Nosso vizinhos latino-americanos acreditam que o ritual tem pode para atrair um ano cheio de viagens.
6 - Pular sete ondas (sete pedidos)

A tradição vem das religiões de matriz africana e é dedicada à Iemanjá. Acredita-se que, ao pular sete ondas, você tem direito a sete pedidos à rainha do mar. Também é recomendado dar oferendas à ela, como flores brancas e perfume.
7 - Frutas redondas (prosperidade e boa sorte)

Nas Filipinas, é comum consumir apenas frutas redondas no ano novo. O formato lembra uma moeda e anuncia um ano de prosperidade e boa sorte à frente. Alguns exemplos são maçãs e melancias.
8 - Cotechino e Lenticchie (prosperidade e boa sorte)

O prato italiano segue a motivação filipina no formato. O cotechino (carne de porco cortada em rodelas) é servido sobre uma cama de lentilhas (também redondas), anunciando prosperidade e boa sorte.
9 - Roupa íntima nova (depende da cor)

No Brasil, é comum usar uma roupa íntima nova durante a virada do ano. O que você quer atrair depende da cor: amarelo para dinheiro, verde para esperança, vermelha para amor e por aí vai. Mas atenção: é importante que a peça seja dada por outra pessoa!
Agora é só escolher a sua favorita para fazer à meia-noite e atrair o que mais deseja para 2026. Boas festas!
*Com informações de @nozy.ca no Instagram

