Política

Renan Calheiros faz aceno a JHC, mas nega “Acordão”

Calheiros volta a falar que JHC é um ótimo candidato para uma das duas vagas ao senado

Por Redação* 28/08/2025 13h01
Renan Calheiros faz aceno a JHC, mas nega “Acordão”
Renan Calheiros - Foto: Reprodução

O senador Renan Calheiros (MDB) negou publicamente, pela primeira vez, a existência do suposto “Acordão de Brasília”, um acordo político que teria viabilizado a nomeação de Marluce Caldas ao cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em entrevista à rádio CBN, o parlamentar também voltou a fazer um gesto de aproximação ao prefeito de Maceió, JHC (PL).

Segundo bastidores, o chamado acordão envolveria Renan, o presidente Lula, o ministro Renan Filho, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o próprio JHC. O entendimento seria de que o prefeito abriria mão de disputar as eleições de 2026, em troca da indicação de Marluce Caldas ao STJ, cenário que Renan rejeitou categoricamente.

“Nós não participamos de acordo, não defendemos nem avalizamos qualquer entendimento envolvendo nomes para o Senado ou para o governo”, afirmou o senador.

Durante a entrevista, Renan Calheiros também voltou a elogiar o trabalho de JHC à frente da Prefeitura de Maceió, evidenciando uma preferência política em relação a Arthur Lira. O senador reiterou críticas ao presidente da Câmara, acusando-o de ter se distanciado das demandas de Alagoas enquanto ocupa o cargo em Brasília.

A negação do acordo surge em um momento estratégico, coincidindo com reuniões de JHC com aliados fora da base de Renan, o que pode indicar reconfigurações políticas no estado à medida que se aproximam as eleições de 2026.

*com informações do 7segundos

Tags: