Política

Segundo suplente toma posse na ALE; outros dois podem assumir mandato este ano

A deputada estadual Carla Dantas se licenciou para assumir a Secretaria de Agricultura do Estado

Por Blog de Edivaldo Junior 08/03/2023 06h06 - Atualizado em 08/03/2023 15h03
Segundo suplente toma posse na ALE; outros dois podem assumir mandato este ano
Leo Loureiro - Foto: Reprodução

Não será uma equação de fácil solução. O esforço do grupo majoritário na Assembleia Legislativa de Alagoas é de abrir espaço para até três suplentes durante a maior parte da atual legislatura, que vai de 2023 a 2027.

Na bancada do MDB já foram abertas duas vagas. A deputada estadual Carla Dantas se licenciou para assumir a Secretaria de Agricultura do Estado. No lugar dela, assumiu Galba Novais. Nesta terça-feira, o segundo suplente do partido, Léo Loureiro, assumiu no lugar da deputada estadual Flávia Cavalcante, que pediu licença para tratamento de saúde.

A expectativa é que nos próximos dias seja aberta mais uma vaga na bancada do MDB, o que aconteceria a partir de licença de um deputado “para tratar de interesses particulares”.

Os dois casos estão previstos na legislação e fazem parte do dia a dia do parlamento. Apesar de críticas pontuais que surgem na imprensa ou em setores da sociedade civil organizada, as licenças são legítimas, até porque os mandatos proporcionais, por regra, pertencem aos partidos.

Se confirmada mais uma licença da bancada do MDB, quem assumirá será o ex-deputado estadual Yvan Beltrão.

Mas as licenças, anote, não deverão ficar restritas apenas ao MDB, que tem 14 das 27 vagas da Assembleia Legislativa de Alagoas. Em outras duas bancadas existe a possibilidade de abertura de vagas ainda este ano. Quais? Mas essa é outra história.