Política
Paulo cresce com Lula, Rodrigo Cunha “despenca” com Arthur Lira
Se as eleições de governador fossem hoje, Alagoas teria um segundo turno com o atual governador Paulo Dantas (MDB) e o senador Fernando Collor (PTB), pré-candidatos ao governo

O Instituto Ibrape divulgou uma nova rodada de pesquisa de opinião nesta terça-feira (26/07). O levantamento, em parceria com o Portal CadaMinuto, foi realizado entre os dias 21 e 24 de julho de 2022 para sondar em quem o alagoano vai votar para governador do Estado em outubro.
Se as eleições de governador fossem hoje, Alagoas teria um segundo turno com o atual governador Paulo Dantas (MDB) e o senador Fernando Collor (PTB), pré-candidatos ao governo.
No cenário estimulado com todos os pré-candidatos, 33% dos entrevistados disseram que votariam em Paulo Dantas, enquanto 27% votariam em Fernando Collor. Rodrigo Cunha teve 14% das citações, 7% no Rui Palmeira. Outros candidatos 1%, enquanto 10% não sabem ou ainda estão indecisos e 8% declararam votar em branco ou nulo.
A sondagem do Ibrape traz ainda outros cenários. O instituto quis saber o peso de políticos conhecidos no apoio aos pré-candidatos ao governo.
De acordo com o Ibrape, com o apoio de Lula e Renan, Paulo Dantas cresce para 40%. Enquanto isso, Collor permanece com 27% com o apoio de Jair Bolsonaro, o que aponta para a consolidação de sua pré-candidatura.
Já Rodrigo Cunha “despenca”, literalmente, quando passa a ter o apoio de Arthur Lira. De acordo com a pesquisa, ao ter o nome associado aos apoios, as intenções de votos de Rodrigo Cunha caem de 14% para 10%.
Repercutindo
Nas redes sociais, o senador Renan Calheiros (MDB) comentou o resultado do Ibrape. “As pesquisas de AL mostram Paulo Dantas crescendo 7% com o apoio de Lula e Renan Filho. O apoio de Arthur Lira é o beijo da morte. Ele desidrata seu candidato em 4%. Somam rejeições. É “poca urna”, como são conhecidos em Alagoas os candidatos com poucos votos”, disse no Twitter.]

