Política

Renan Calheiros chama Bolsonaro de "capitão genocida" após presidente ameaçar Anvisa

O senador usou as redes para criticar o presidente após Bolsonaro afirmar ter pedido nomes de funcionários da Agência como forma de ameaça

Por Redação 18/12/2021 13h01 - Atualizado em 18/12/2021 14h02
Renan Calheiros chama Bolsonaro de 'capitão genocida' após presidente ameaçar Anvisa
O senador alagoano Renan Calheiros (MDB-AL) - Foto: Reprodução

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou o twitter nessa sexta-feira (17) para criticar o ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em sua live semanal na quinta-feira (16).

Em sua fala, o parlamentar chamou Bolsonaro de "bruxo da opacidade que decreta sigilos centenários em tudo" e parabeniza os funcionários da Anvisa por não terem "se curvado" ao que ele se refere como mais uma "bravata irresponsável do capitão genocida".

"Bolsonaro, o bruxo da opacidade que decreta sigilos centenários em tudo, quer expor e intimidar quem autorizou a vacinação de crianças para preservar vidas. Parabéns aos servidores da Anvisa que não se curvaram com mais essa bravata irresponsável do capitão genocida", disse Renan Calheiros.

Uma das criticas do senador se refere ao fato que, apesar de afirmar não ter se vacinado contra a Covid, o presidente impôs sigilo de 100 anos em sua caderneta de vacinação.

Contexto da briga

Durante uma live na última quinta-feira, o mandatário atacou os servidores da vigilância sanitária por conta da liberação das vacinas contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O presidente ainda ameaçou ao falar que teria pedido o nome dos responsáveis pela aprovação de forma extraoficial.

“Eu pedi extraoficialmente o nome das pessoas que aprovaram a vacina para 5 a 11 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas. A responsabilidade é de cada um. Mas, agora mexe com as crianças, então quem é responsável por olhar as crianças é você, pai. Eu tenho uma filha de 11 anos de idade e vou estudar com a minha esposa bastante isso aqui”, disse.

A entidade da vigilância liberou a vacinação da faixa etária na manha do mesmo dia da live presidencial.