Política

JHC, Jó Pereira e os “benefícios” da politização da falta de água em Maceió

Apesar das trocas de farpas entre políticos, talvez a população saia "ganhando"

Por Blog do Edivaldo Júnior 19/11/2021 13h01
JHC, Jó Pereira e os “benefícios” da politização da falta de água em Maceió
JHC e Jó Pereira - Foto: Reprodução

Um protesto inusitado motivou reações mais do que esperadas. Uma senhora tomando banho em área pública do Eustáquio Gomes, rendeu discursos na Assembleia Legislativa de Alagoas, convocação de gestores da Casal, BRK e Arsal para explicar a inexplicável falta de água na parte alta de Maceió. Moradores reclamam que estão sem água há um mês.

A deputada estadual Jó Pereira levou o problema para o plenário da Assembleia Legislativa e para as redes sociais.

O prefeito de Maceió, em tom mais duro, cobra a “fatura” do governador Renan Filho. “Criaram o problema ao entregar o saneamento pra BRK sem pensar na qualidade do serviço. Pior: aumentou a conta. É muito descaso. Mas a prefeitura não vai ficar parada assistindo. Vamos agir”, disse João Henrique nas redes sociais.

O Procon Maceió também entrou em campo, notificando os responsáveis pelas falhas no abastecimento.

O jornalista Edivaldo Júnior acredita que a politização de um tema como esse é inevitável. Críticas da oposição, defesa da situação. Tudo está dentro do “script”. Mas acredita também que, nesse caso, pelo menos a “politização” vem com resultados práticos, como defende Jó Pereira. Para ela, o momento é de buscar soluções.

Pressionada, a BRK anunciou que está fazendo reparos em uma adutora para tentar normalizar o serviço.

A prefeitura de Maceió, numa ação que mais lembra períodos de seca no sertão de Alagoas, vai distribuir água em caminhões pipa.

Os protestos nas redes sociais – e foram muitos (só nas redes de JHC a assessoria foi contabilizado mais de dois mil comentários apoiando a iniciativa do prefeito) – vão ajudar a resolver o problema mais rapidamente.

Pelo menos nesse caso, a população deve sair “ganhando” com as “brigas” entre os grupos políticos.

Pipa

“A Prefeitura vai distribuir água em caminhões pipa nos bairros onde falta. Não é o ideal, mas vai ajudar a população com as necessidades básicas, como lavar louça e matar a sede. O Procon vai multar a BRK e a Casal por cada dia que faltou água”, antecipou JHC nas redes sociais.

Voz para o cidadão


Após discursos na Assembleia Legislativa, Jó Pereira divulgou um vídeo em suas redes sociais em que uma senhora aparece tomando banho em plena via pública, no Eustáquio Gomes, em protesto contra a falta de água.

“Demos voz a essa senhora do protesto que, embora desconhecida, representa a voz de muitos alagoanos e alagoanas que sofrem com o desabastecimento de água”, disse a deputada.

No vídeo, a parlamentar relata que fez requerimentos para tentar resolver o problema.

“Esperamos que esses representantes possam trazer soluções. Estamos apontando para soluções e não para culpados, porque é disso que as pessoas precisam… O momento eleitoral vai chegar, mas agora nós temos que buscar conjuntamente, dialogando governo, prefeitura, Casal, BRK, parlamento estadual e municipal, soluções para o problema do abastecimento de água. São muitos bairros da nossa capital sem água. Vamos juntos dar voz as pessoas e buscar soluções”, afirmou.