Cooperativismo

União das Cooperativas da Agricultura Familiar alerta para prazo final da chamada pública da educação estadual

Atualmente, cerca de 40 cooperativas singulares, de diferentes vertentes da agricultura familiar, são vinculadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas

Por Assessoria 09/02/2026 10h10
União das Cooperativas da Agricultura Familiar  alerta para prazo final da chamada pública da educação estadual
União das Cooperativas da Agricultura Familiar alerta para prazo final da chamada pública da educação estadual - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) alerta cooperativas e associações da agricultura familiar para o prazo final da chamada pública da educação de Alagoas, voltada à aquisição de gêneros alimentícios que irão abastecer a alimentação escolar da rede estadual em 2026. As inscrições seguem até quarta-feira, 12, e podem participar cooperativas e associações com DAP Jurídica ou CAF Jurídica. As propostas e amostras devem ser entregues na AMGESP, no bairro Jaraguá, em Maceió, conforme estabelecido no edital.

De acordo com o edital, neste ano a chamada pública contempla exclusivamente os seguintes itens da agricultura familiar: abóbora (cabotá), alface lisa, banana prata, cebola branca, cenoura, chuchu, coentro, farinha de mandioca seca (branca, torrada e fina), goiaba vermelha, macaxeira, melancia, pimentão verde e tomate, todos na forma in natura, respeitando os padrões de qualidade, unidades de medida e valores definidos no documento oficial.

“O avanço é muito significativo. Saímos praticamente do zero para 26% de aquisição de itens da agricultura familiar na gestão do governador Paulo Dantas. Isso impacta diretamente a formação nutricional do cardápio escolar e reforça a importância da adesão de todas as cooperativas a esse processo”, afirma Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.

Atualmente, cerca de 40 cooperativas singulares, de diferentes vertentes da agricultura familiar, são vinculadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas. A entidade reforça que o engajamento coletivo é fundamental para ampliar a participação da agricultura familiar na alimentação escolar, fortalecer a economia local e regional e garantir alimentos de qualidade para os estudantes da rede pública.

Para saber exatamente o que a chamada pública contempla, os quantitativos, valores e todas as regras do processo, a orientação é consultar o edital da Seduc, disponível no site oficial da educação de Alagoas.