Geral
Maceió conclui mapeamento de risco para Plano de Redução de Desastres
Levantamento do Serviço Geológico do Brasil identifica áreas críticas e embasa novas recomendações técnicas contra deslizamentos e alagamentos
O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Maceió avançou com a conclusão do mapeamento das áreas classificadas como de risco alto e muito alto para deslizamentos e alagamentos. O estudo foi realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), com apoio da Defesa Civil do município.
Com o encerramento dessa etapa, o SGB inicia, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), uma nova fase do trabalho. Técnicos do IPT retornarão às áreas já mapeadas para realizar vistorias mais detalhadas e elaborar recomendações de intervenções estruturantes voltadas à mitigação dos riscos identificados.
O levantamento contemplou os bairros Feitosa, Fernão Velho, Benedito Bentes, São Jorge, Farol, Bom Parto, Vergel, Levada, Trapiche e Santa Amélia. Também foram incluídas localidades como Grota do Moreira, Grota do Pau D’Arco, Grota do Cigano, Vila Emater, Vale Verde e Reginaldo, entre outras áreas do município.
As informações coletadas irão subsidiar o planejamento integrado de ações preventivas em Maceió, permitindo a definição de estratégias mais eficazes para reduzir a vulnerabilidade da população em regiões suscetíveis a eventos adversos.
“Esse mapeamento é fundamental para orientar o poder público na definição de prioridades e na adoção de medidas estruturantes que reduzam a vulnerabilidade das áreas mais suscetíveis a deslizamentos e alagamentos”, destacou Fábio Cordeiro, diretor de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco da Defesa Civil de Maceió.
O PMRR reúne estudos técnicos e diretrizes que orientam intervenções estruturais e não estruturais, fortalecendo a gestão de riscos e ampliando a proteção da população que vive em áreas sujeitas a desastres naturais.
*Com informações da Assessoria Defesa Civil Maceió


