Política
Renan Calheiros começa a montar chapa federal para as eleições; veja os escolhidos
Senador percorre o Estado para conversar com lideranças políticas

Com a época das eleições se aproximando cada vez mais, os políticos já estão na fase de formação de chapas e alianças políticas.
O jornalista Edivaldo Júnior faz uma análise da situação atual em Alagoas. Ele explica que o senador Renan Calheiros, presidente do MDB em Alagoas, com a experiência e perspicácia que o mantém com um dos principais protagonistas da política nacional e estadual, começou a trabalhar para montar as chapas proporcionais do partido no Estado.
A meta é fazer a maior bancada de deputado estaduais, podendo chegar a 9 vagas na Assembleia Legislativa.
Edivaldo afirma que as novas regras prometem “depurar” o processo eleitoral em Alagoas, especialmente na disputa das 9 cadeiras de deputado federal a que o Estado tem direito. O jogo para manter ou conquistar vaga na Câmara dos Deputados já começou e entra agora numa fase mais complexa.
O maior desafio para Renan Calheiros, no entanto, será montar a chapa de federal. O Senador quer conquistar quatro das nove vagas, tarefa que Edivaldo Júnior afirma não ser fácil.
O senador percorre o Estado para conversar com lideranças políticas. Após algumas semanas de viagens, ele já tem os nomes que devem ser “convocados” para a chapa de federal do MDB. Por regra a chapa deve ter até dez candidatos, sendo no mínimo 3 mulheres.
O jornalista Edivaldo fala dos possíveis nomes. As mulheres são Tereza Nelma, Olívia Tenório, Laís Brandão e Jó Pereira. No grupo dos homens, os prováveis escalados serão Isnaldo Bulhões, Alfredo Gaspar de Mendonça, Marcius Beltrão, Daniel Barbosa, Renato Filho, Kelman Vieira e Cristiano Matheus.
Um nome a “mais”
O grupo do MDB pode até mudar alguns dos nomes citados pelo jornalista, mas Edivaldo avalia que é quase certo que essa seja a chapa definitiva. Com a dúvida por conta da participação ou não de Jó Pereira na chapa.
A deputada estadual tem sido citada numa possível chapa do PP. Mas Calheiros tem dito a interlocutores que Arthur Lira não quer que a parlamentar dispute vaga de federal. Por isso, passou a apostar que ela pode permanecer no partido e disputar uma cadeira para a Câmara dos Deputados pelo MDB.
A seleção feita pelo senador tem 11 nomes para 10 vagas. Se Jó for candidata pelo partido, não será difícil para Renan Calheiros reacomodar em um dos outros “convocados”. Mas essa é outra história.
