Política

Eduardo Cunha é recebido com beijaço gay na Assembleia Legislativa

Cerca de 50 manifestantes protestaram contra o presidente da Câmara

Por Carta Capital 27/03/2015 13h01
Eduardo Cunha é recebido com beijaço gay na Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi recebido por cerca de 50 manifestantes, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com gritos de homofóbico, corrupto e machista nesta sexta-feira 27. Cunha se posicionou contrário a projetos pela criminalização da homofobia e a favor do aborto. O parlamentar também apoia a manutenção das doações de campanha feitas por empresas.

Durante a execução do Hino Nacional, na abertura da audiência pública que teria a participação de Eduardo Cunha, alguns manifestantes fizeram um beijaço gay em protesto contra o deputado evangélico. Ao tentar discursar, Cunha foi interrompido pelo grupo com o grito: "Machistas, fascistas, não passarão! Fora, Cunha!".

Em meio ao tumulto, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Capez (PSDB-SP), determinou a suspensão da sessão e o esvaziamento do plenário por policiais militares. A sessão foi retomada 10 minutos depois, com as galerias da Alesp esvaziadas.

Na quarta-feira 25, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu a Cunha a Medalha Tiradentes, a maior comenda do Legislativo fluminense. O único partido que se posicionou contra a condecoração foi o PSOL.