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Falha na nuvem da Amazon derruba Zoom, Alexa, Duolingo e outros serviços no mundo

Mais de 500 empresas foram afetadas pela pane na nuvem da Amazon; falha foi registrada na região dos EUA e impactou serviços em escala mundial

Por Redação* 20/10/2025 12h12
Falha na nuvem da Amazon derruba Zoom, Alexa, Duolingo e outros serviços no mundo
Amazon - Foto: Reprodução

Uma pane no serviço de nuvem AWS, da Amazon, provocou instabilidades em diversos sites e aplicativos ao redor do mundo nesta segunda-feira (20). A plataforma, usada por centenas de companhias, afetou gigantes como Sony, Natura, United Airlines, Booking, Perplexity e o jogo Fortnite.

De acordo com a própria Amazon, o problema foi detectado por volta das 4h11 (horário de Brasília). “Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS”, comunicou a empresa em nota.

A AWS, ou Amazon Web Services, é a divisão de computação em nuvem da companhia. Criada para atender às demandas internas da gigante do varejo, hoje fornece serviços de hospedagem de sites, bancos de dados e inteligência artificial, competindo com plataformas como Microsoft Azure, Google Cloud, Oracle e IBM.

Segundo informações da agência Reuters, mais de 500 empresas que utilizam a AWS enfrentaram falhas nesta manhã. Entre elas, estão a própria Amazon, a assistente virtual Alexa, o aplicativo de videoconferência Zoom, a rede social Snapchat e o app educacional Duolingo.

Até o momento da última atualização, a Amazon não havia detalhado a origem exata do problema. Às 8h (horário de Brasília), a empresa informou em sua página de “Integridade de Serviço” que os sistemas afetados estavam sendo restabelecidos gradualmente.

A falha foi localizada na região US-EAST-1, correspondente ao datacenter da AWS no norte da Virgínia, nos Estados Unidos. Na mesma página, a companhia citou “taxas de erro significativas” no DynamoDB — banco de dados de alto desempenho usado em aplicações com grande volume de requisições.

Além do DynamoDB, mais de 60 produtos da AWS foram comprometidos, todos na mesma região. Às 10h40, 37 serviços já estavam marcados como “resolvidos”, segundo a Amazon.

“Podemos confirmar taxas de erro significativas em solicitações feitas ao serviço DynamoDB na região US-EAST-1. O problema também afeta outros serviços da AWS na mesma área. Nossos engenheiros estão trabalhando para mitigar a falha e entender completamente a causa”, comunicou a empresa às 5h30 (horário de Brasília).

Para o especialista Thiago Bordini, diretor de cyber threat intelligence e prevenção a fraudes da BlueDiamond, “tudo indica que uma falha no DynamoDB provocou a interrupção de parte dos sistemas”. Já o diretor de tecnologia da Sage Networks, Thiago Ayub, explica que “como essa foi a primeira região criada pela Amazon, em 2006, muitas empresas ainda mantêm seus serviços hospedados lá, o que explica o impacto global”.

Atualmente, a AWS mantém datacenters em 37 regiões do planeta — incluindo um em São Paulo, o único da empresa no Brasil. A maioria está concentrada na América do Norte, Europa e Ásia.

Segundo Ayub, falhas semelhantes já ocorreram em outras ocasiões. “Mesmo as grandes empresas parecem não aprender com essas reincidências. Por serem eventos espaçados, técnicos e gestores acabam relaxando nas medidas de backup e redundância”, pontua o especialista.

De acordo com o site Downdetector, mais de 4 milhões de usuários relataram problemas em sites e aplicativos durante o incidente. Entre os serviços afetados estão: Prime Video, Perplexity, Fortnite, HBO, Mercado Livre, Mercado Pago, Signal, Roku, Roblox, Lyft, Clash Royale, Clash of Clans, Coinbase e Robinhood.

*Com informações do G1