Municípios

Dia da Árvore: Conasa chega a 1,3 mil mudas plantadas em oito cidades

Projeto também mantém cerca de 3 mil mudas em produção e utiliza efluente tratado para irrigação e fornecimento de nutrientes

Por Redação 21/09/2026 15h03
Dia da Árvore: Conasa chega a 1,3 mil mudas plantadas em oito cidades
Mais de 1,3 mil mudas já foram plantadas em oito municípios alagoanos - Foto: Reprodução

O Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira (21), marca o avanço de ações de arborização realizadas em oito municípios de Alagoas. Ao todo, mais de 1,3 mil mudas já foram plantadas pela Conasa Águas do Sertão em parceria com prefeituras, secretarias municipais e outras instituições.

As ações já chegaram aos municípios de Palmeira dos Índios, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Junqueiro, Penedo e Olho d’Água das Flores.

Em Santana do Ipanema, cerca de 3 mil mudas estão em produção no viveiro do projeto Sementes do Futuro. A iniciativa é desenvolvida pela Conasa Águas do Sertão em parceria com a Agência Peixe Vivo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio de um termo de cooperação.

Entre as espécies cultivadas estão craibeira, mulungu, catingueira, angico monjolo e pata-de-vaca. Todas são nativas da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, e podem ser utilizadas em iniciativas de recuperação da vegetação.

“As parcerias ajudam a levar as mudas do viveiro aos locais de plantio. Com esse trabalho conjunto, podemos apoiar a recuperação de áreas degradadas e a recomposição da vegetação”, afirma Daniela Cunha Tornisiello, gerente de EHS da Conasa Águas do Sertão.

O viveiro funciona na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sementeira e foi inaugurado em junho de 2025. O espaço utiliza o efluente tratado para irrigar e fornecer nutrientes às plantas por meio de um processo chamado fertirrigação.

Além das ações de arborização, a produção do viveiro também é destinada a iniciativas do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Em fevereiro deste ano, o órgão recebeu 700 mudas nativas da Conasa Águas do Sertão para atividades de educação e recuperação ambiental.

“A produção de espécies nativas amplia a capacidade de apoiar a recuperação de áreas degradadas e a recomposição da vegetação”, afirma Daniela Tornisiello.

Segundo a gerente, o viveiro também contribui para o cumprimento das exigências ambientais relacionadas à atuação da concessionária.