Internacional

Fumaça de incêndios deixa 3.560 mortos em um mês na Indonésia

Relatório aponta que 58 milhões de pessoas foram expostas a níveis de qualidade do ar entre insalubres e perigosos

Por Redação 30/10/2026 11h11
Fumaça de incêndios deixa 3.560 mortos em um mês na Indonésia
Kalimantan e Sumatra concentraram os maiores impactos da poluição - Foto: REINA / AFP

A fumaça de incêndios florestais foi associada a 3.560 mortes na Indonésia durante setembro, segundo um relatório do Centro de Pesquisa sobre Energia e Ar Limpo (CREA). O levantamento também aponta aumento de 42% nas mortes relacionadas à poluição atmosférica no país em comparação com o mês anterior.

De acordo com o estudo, o número estimado de mortes ligadas à poluição do ar passou de 3.740 em agosto para 5.310 em setembro. A maior parte dos óbitos registrados no último mês foi atribuída à fumaça proveniente de incêndios em florestas e áreas rurais. Outras 1.750 mortes foram relacionadas a emissões urbanas e industriais sem ligação com os focos de incêndio.

As regiões de Kalimantan, na ilha de Bornéu, e Sumatra foram as mais afetadas pela poluição. Em Kalimantan, a fumaça dos incêndios foi associada a entre 94% e 99% das mortes relacionadas à poluição atmosférica. Em Sumatra, a proporção ultrapassou 80%.

O relatório também identificou um aumento expressivo da exposição da população ao ar contaminado. Em setembro, cerca de 58 milhões de pessoas ficaram expostas a níveis de qualidade do ar classificados entre insalubres e perigosos, o maior número registrado no levantamento.

Em Kalimantan, a quantidade de pessoas expostas a níveis perigosos quase triplicou nos piores dias do mês, passando de 2,8 milhões para 6,4 milhões.

Os incêndios ocorrem em meio a uma forte estiagem associada ao fenômeno climático El Niño, que contribui para condições mais secas e favorece a propagação do fogo.

A fumaça ultrapassou as fronteiras da Indonésia e também elevou os níveis de poluição atmosférica em outros países do Sudeste Asiático, como Malásia, Singapura, Filipinas e Timor-Leste.

Diante da situação, o governo indonésio informou ter mobilizado mais de 72 mil pessoas para combater os incêndios e realizar operações de semeadura de nuvens, técnica utilizada para tentar estimular a ocorrência de chuva.

As autoridades também afirmaram ter acionado mais de 2.100 médicos e profissionais de saúde e distribuído 5,3 milhões de máscaras nas áreas mais atingidas pela fumaça.