Geral

Vigilância Sanitária fiscaliza leites infantis com risco de contaminação em Maceió

Marcas já haviam sido proibidas pela Anvisa

Por Ana Cecília Silva / Ascom SMS 08/01/2026 17h05 - Atualizado em 08/01/2026 17h05
Vigilância Sanitária fiscaliza leites infantis com risco de contaminação em Maceió
Fiscalização da Visa em Maceió. - Foto: Reprodução / Ascom SMS

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) intensificou a fiscalização em farmácias, drogarias, supermercados e panificações do município, seguindo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu a comercialização de fórmulas infantis da Nestlé, por risco de contaminação por bactérias. Ficam proibidas de serem comercializadas lotes das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

“Está proibida a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de fórmulas infantis, após a identificação de risco de contaminação por toxina, que pode causar danos à saúde. Os estabelecimentos devem recolher imediatamente os produtos afetados”, destaca Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió.

A Visa orienta, ainda, que os consumidores devem verificar o lote no rótulo, não utilizar o produto, caso esteja entre os proibidos, e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. Em caso de sintomas, deve-se procurar atendimento médico.

A ingestão de alimentos contaminados pode provocar vômitos persistentes, diarreia e letargia — caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e do raciocínio, além de dificuldade de reação.

Consumo de alimentos contaminados pode causar reações graves. Foto: Reprodução / Ascom SMS