Economia
Viver de Renda recolhe mais de 100 litros de óleo usado e fortalece ações ambientais em Porto Calvo
Programa da Verde Alagoas incentiva descarte correto, conscientização ambiental e geração de renda
O programa Viver de Renda, desenvolvido pela Verde Alagoas em Porto Calvo, já arrecadou 117 litros de óleo de cozinha usado desde que foi lançado, em junho de 2025. A iniciativa estimula o descarte ambientalmente adequado do resíduo e oferece, a cada litro entregue, a troca por produtos de limpeza, como detergente ou água sanitária.
Segundo o diretor-presidente da Verde Alagoas, Alexandre Lopes, o projeto alia cuidado ambiental e impacto social positivo. “É um compromisso da Verde com as pessoas e com o meio ambiente. Por meio dessa iniciativa, conseguimos reduzir a poluição causada pelo descarte incorreto do óleo de cozinha, ao mesmo tempo em que incentivamos a conscientização ambiental e promovemos benefícios diretos para a comunidade”, afirma.
A ação busca proteger os recursos hídricos, evitando que o óleo seja descartado em esgotos, rios ou mares. Um único litro do resíduo pode contaminar até 25 mil litros de água, o que reforça a importância da proposta de conscientização ambiental promovida pelo programa.
Entre os participantes está a vendedora de salgados Girleide Alves, que entregou nove litros de óleo após conhecer o projeto pelas redes sociais da concessionária. “É um projeto muito importante, que conscientiza as pessoas e incentiva o descarte correto do óleo. Eu já separava o óleo para minha cunhada fazer sabão, mas, depois que ela se mudou, fiquei sem saber onde levar. Agora posso entregar à Verde e ainda economizo com os produtos de limpeza que recebo em troca”, relata.
Além do viés ambiental, o Viver de Renda também tem foco na geração de renda. Nos próximos meses de 2026, estão previstas oficinas para produção de sabão e velas, utilizando o óleo arrecadado como matéria-prima. O projeto ainda prevê a realização de uma gincana ambiental nas escolas de Porto Calvo, estimulando os estudantes a arrecadar óleo usado. As unidades e alunos com melhor desempenho receberão prêmios, como bicicletas, celulares e jogos educativos, além de certificados de participação.
Com iniciativas como o Viver de Renda, a Verde Alagoas reforça sua atuação voltada à educação ambiental, responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.
*Com informações da Assessoria


