Geral
Obras da passarela avançam na Avenida Durval de Góes Monteiro
Estrutura vai reforçar a segurança de pedestres e melhorar a fluidez do trânsito na região
As obras da nova passarela para pedestres na Avenida Durval de Góes Monteiro seguem em ritmo avançado. Com as fundações executadas e a estrutura metálica já instalada, os serviços entram agora na etapa de acabamentos, que inclui a implantação da cobertura e das escadas, o revestimento lateral das torres dos elevadores, além das instalações elétricas para iluminação e a montagem dos elevadores.
A passarela terá 61 metros de extensão e 5,7 metros de altura. O equipamento foi projetado para aumentar a segurança dos pedestres e contribuir para a fluidez do tráfego, diminuindo a necessidade de semáforos e as interrupções frequentes no trânsito da via. A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2026.
Produzida no Rio de Janeiro, a nova estrutura contará com escadas, cobertura e dois elevadores, garantindo acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida. Cada elevador terá capacidade para transportar até 18 pessoas. A passarela substituirá a antiga, retirada em fevereiro de 2024, e será instalada cerca de 300 metros do ponto original, nas proximidades do INSS, no sentido Centro, e na altura do bairro Canaã.
Ampliação da Durval
As obras de ampliação da Avenida Durval de Góes Monteiro também continuam avançando. O projeto contempla seis quilômetros de extensão e está dividido em duas etapas. A primeira, com 2,2 quilômetros entre o Parque do Horto e o Trevo da Tupan, foi concluída em 2024. A segunda etapa, com 3,8 quilômetros, segue em execução até o viaduto da BR-316.
No trecho entre o Trevo da Tupan e o viaduto da BR-316, já foram concluídas a construção da ciclovia no canteiro central e a implantação da nova rede elétrica. A estrutura traz mais eficiência e pode reduzir em até 60% o risco de interrupções no fornecimento de energia causadas por acidentes. Atualmente, os serviços se concentram nas etapas de drenagem e pavimentação das novas vias paralelas.
As melhorias incluem ainda a construção de calçadas acessíveis e a instalação de novos postes de iluminação em LED. Para reforçar a mobilidade, câmeras com inteligência artificial foram instaladas ao longo de toda a avenida e calculam, em tempo real e 24 horas por dia, o intervalo adequado para cada cruzamento. O tráfego é acompanhado pelo Centro de Controle Operacional (CCO).
Com a ampliação de três para cinco faixas em cada sentido, a Durval de Góes Monteiro — principal via de acesso de Maceió — terá um aumento estimado de cerca de 60% na sua capacidade de tráfego.
Pacote de mobilidade
As ações de melhoria da mobilidade urbana integram o Termo de Acordo Socioambiental firmado em dezembro de 2020 entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e a adesão do Município de Maceió. As intervenções contam com orçamento inicial de R$ 360 milhões, corrigido anualmente e custeado pela Braskem, sendo planejadas pelo município e fiscalizadas pelo poder público.
Os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; a implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; a requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; sistemas de drenagem de águas pluviais; além de um conjunto de semáforos inteligentes, já em operação.
*Com informações da Assessoria


