Agro
100 mil alevinos são introduzidos no Rio São Francisco em Penedo
Ação aconteceu durante a programação da festa de Bom Jesus dos Navegantes
Na histórica cidade de Penedo, fé e geração de renda se uniram na tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes em 2026. Durante a programação do evento, cem mil alevinos foram introduzidos no Rio São Francisco, fortalecendo a cadeia produtiva da pesca, principal atividade econômica da região.
A ação, resultado de uma parceria entre a prefeitura de Penedo e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), aconteceu nesta sexta-feira (09) e contou com a presença de diversas autoridades. As espécies selecionadas são nativas do Rio São Francisco: cari, curimatã-pacu (xira), pacamã, piaba do rabo amarelo e piau verdadeiro.

“Esta ação de hoje, com a inserção de cinco espécies nativas, busca equilibrar o ecossistema do rio, que vem sofrendo há vários anos com tantas mudanças e barragens. A Codevasf tem esse compromisso com o Baixo São Francisco, que também trará benefícios para a pesca tradicional, em breve, com o peixamento. Penedo é especial, tem uma relação histórica com a Companhia, além das diversas parcerias com a Prefeitura, seja na agricultura ou na infraestrutura”, destacou o superintendente da Codevasf, João Paulo.
O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola (SEMDAGRO), Valdinho Monteiro, concluiu destacando a importância da parceria.
“Esta ação de hoje é muito importante para o rio São Francisco e, como consequência, para o pescador artesanal, que tem sua cadeia produtiva fortalecida. Isso é resultado de mais uma grande parceria com a Codevasf, que traz consigo ainda o benefício de dezenas de agricultores familiares em outro projeto, com o cultivo de peixes em tanques escavados. Para encerrar, faço um pedido, pescou um peixe que ainda não alcançou o tamanho para consumo, devolva-o ao rio. A consciência é fundamental para a convivência”, orienta.



