Geral
TJAL realiza ações sociais em apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade
Campanhas arrecadaram absorventes, roupas, cobertores e alimentos para famílias em situação de fragilidade social em Alagoas
Ao longo de 2025, a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) desenvolveu uma série de ações sociais voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira. As iniciativas envolveram campanhas de arrecadação de itens essenciais, como absorventes higiênicos, roupas, cobertores e alimentos não perecíveis, beneficiando populações da capital e do interior do estado.
O presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, destacou que a atuação do Judiciário vai além da função jurisdicional. “É primordial o Poder Judiciário mostrar também o seu lado humanitário”, afirmou.
Campanhas
Entre as ações realizadas, a 3ª edição da campanha “Um Fluxo de Amor”, promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, arrecadou 83.475 unidades de absorventes higiênicos. O volume superou o registrado em 2024, quando foram arrecadados 30.216 itens.
Nos meses de junho e julho, a campanha “Aquecendo Vidas” resultou na arrecadação de 6.621 roupas e cobertores. As doações foram destinadas a pessoas em situação de rua, tanto em Maceió quanto em municípios do interior.
Em alusão ao Dia das Crianças, o TJAL também promoveu uma campanha de arrecadação de brinquedos para crianças acolhidas em instituições em todo o estado. Ao todo, foram arrecadados 2.300 brinquedos, beneficiando aproximadamente 400 crianças atendidas por 33 instituições.
No fim do ano, o Judiciário alagoano realizou a 15ª edição da campanha “Natal Solidário”, que contou com cartas de 155 crianças de duas escolas públicas de Maceió, atendidas pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). As crianças receberam os presentes em uma festa com apresentações, brinquedos e guloseimas.
Quase 16 toneladas de alimentos
O TJAL também promoveu a 1ª edição da campanha “Natal sem Fome”, que arrecadou cerca de 16 toneladas de alimentos não perecíveis. Os itens foram destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social em diferentes localidades.
A assistente social do abrigo São Luiz, Sônia Alves, ressaltou a importância da iniciativa promovida pelo Judiciário alagoano.
“As doações são muito importantes e esta foi maravilhosa para a gente porque vai abastecer a nossa despensa. E o espírito do Natal é isso, é doação, caridade. Na espera do amor de Jesus, as pessoas se tornam mais solidárias. Agradecemos à equipe do Judiciário”, falou.
A campanha “Natal sem Fome” foi idealizada pelo presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, que convidou instituições públicas e privadas, magistrados, servidores e a sociedade em geral a participarem das doações. A coordenação da ação ficou sob responsabilidade de sua esposa, Morgana Bittencourt.
*Com informações do TJAL


