Geral
Maduro será apresentado à Justiça americana nesta segunda (5); saiba mais
Audiência em Nova York marcará formalização das acusações de narcoterrorismo, que preveem pena mínima de 20 anos
O ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, será apresentado a um juiz federal dos Estados Unidos nesta segunda-feira (5), em Nova York. A audiência está marcada para as 12h no horário local, o que corresponde às 14h em Brasília.
O ato ocorrerá no Tribunal Federal do Distrito Sul de Manhattan, onde Maduro será formalmente informado das acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas apresentadas pela Justiça americana.
Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram capturados no sábado (3), em Caracas, durante uma operação militar conduzida pelos Estados Unidos, autorizada pelo presidente Donald Trump.
As acusações, que estavam sob sigilo, foram tornadas públicas pela procuradora-geral Pam Bondi. O indiciamento prevê pena mínima de 20 anos de prisão, podendo chegar à prisão perpétua.
De acordo com a denúncia, Maduro teria comandado por mais de duas décadas uma estrutura criminosa instalada no alto escalão do Estado venezuelano, utilizando instituições públicas e forças de segurança para facilitar o envio de drogas aos EUA.
As autoridades americanas apontam o ex-presidente como líder do chamado “Cartel de los Soles”, organização recentemente classificada pelos Estados Unidos como grupo terrorista internacional.
A captura ocorreu em meio a ataques militares a diferentes regiões da Venezuela, intensificando a crise diplomática entre os dois países, que se agravou desde 2019.
Enquanto Maduro se prepara para enfrentar a Justiça americana, a Venezuela entrou em um período de transição de 90 dias sob a presidência interina de Delcy Rodríguez, reconhecida pelas Forças Armadas do país.


