Geral

Presidente do TJ acompanha aplicação do Exame Nacional da Magistratura em Alagoas

Desembargador Fábio Bittencourt destaca que o certame fortalece a seleção de magistrados mais qualificados para o país

Por Redação* 26/10/2025 16h04
Presidente do TJ acompanha aplicação do Exame Nacional da Magistratura em Alagoas
Presidente do TJ e juízes acompanharam preovas - Foto: DIVULGAÇÃO/TJ

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt, acompanhou neste domingo (26), em Maceió, a etapa estadual do Exame Nacional da Magistratura (Enam), que contou com 335 candidatos inscritos em Alagoas.

O Enam é um requisito obrigatório para quem deseja prestar concurso público de ingresso na magistratura nos tribunais federais, estaduais, militares e do trabalho. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar 70% das questões da prova.

De acordo com o presidente Fábio Bittencourt, o exame representa um avanço na busca por profissionais mais preparados para o exercício da magistratura. “Uma vez feito o exame e obtendo êxito, a pessoa está apta a fazer o concurso em qualquer lugar do país”, explicou.

Em Alagoas, as provas foram realizadas no Campus II do Centro Universitário Cesmac, no bairro do Farol, em Maceió. A comissão de fiscalização do certame foi composta pelos juízes Lívia Mattos (TJAL), Sérgio Queiroz (TRT) e Aloísio Cavalcanti (Justiça Federal).

Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Exame Nacional da Magistratura busca garantir a unidade e a excelência da carreira. Segundo a juíza Lívia Mattos, o Enam estabelece uma base de conhecimento comum entre os futuros magistrados.

Primazia da magistratura


“O Exame estabelece uma premissa para que os candidatos que queiram ingressar na carreira tenham um conhecimento similar, num primeiro momento. Depois, se aprovados, podem se inscrever nos concursos para magistratura”, reforçou a magistrada.

Durante o exame, o presidente do TJAL também acompanhou a abertura da sala lacrada onde estavam as provas, aplicadas das 13h às 19h.

*Com informações da Assessoria