Geral
Hermeto Pascoal morreu devido a quadro avançado de fibrose pulmonar, afirma hospital
Considerado o 'bruxo dos sons', artista alagoano morreu aos 89 anos, no Rio de Janeiro

O Hospital Samaritano Barra, localizado no Rio de Janeiro, informou que o compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal morreu devido a um quadro avançado de fibrose pulmonar. O comunicado sobre a morte dele foi divulgado nesse sábado (13).
Por meio de nota, publicada nas redes sociais do artista, a unidade lamentou o ocorrido e explicou que ele estava internado no hospital desde o dia 30 de agosto deste ano.
"É com grande pesar que o hospital Samaritano Barra comunica a morte do compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, as 20h22 deste sábado. O compositor deu entrada no hospital no dia 30 de agosto para tratamento de complicações respiratórias derivadas de um quadro avançado de fibrose pulmonar. A despeito de todo suporte terapêutico, o quadro se agravou nas últimas horas, evoluindo para falência múltipla dos órgãos", diz o comunicado.
Fibrose pulmonar é uma doença que causa enrijecimento e formação de cicatrizes no tecido pulmonar, fazendo com que os pulmões fiquem rígidos e menos elásticos, dificultando a respiração e a oxigenação do sangue.
O velório de Hermeto será realizado nesta segunda-feira (15), das 14h às 21h, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu (RJ), próximo ao Jabour, bairro onde ele morou grande parte da vida.
O artista tinha 89 anos e nasceu em Lagoa da Canoa, em Alagoas. Ele deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos.
