Geral
Hermeto Pascoal, gênio da música brasileira, morre aos 89 anos
Anúncio foi feito pela família do alagoano nas redes sociais; as causas da morte não foram divulgadas

O músico alagoano Hermeto Pascoal morreu neste sábado (13) aos 89 anos, segundo o anúncio feito pela família nas redes sociais do artista. As causas da morte não foram divulgadas. Ele estava internado no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.
Segundo a família, Hermeto faleceu no momento em que o grupo, que sempre o acompanhava nos shows, estava se apresentando, "fazendo som e música".
"Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d'água, a cachoeira, a música universal segue viva. Pedimos respeito e privacidade neste momento", escreveu a família.
O artista nasceu no dia 22 de junho de 1936 em Lagoa da Canoa, município de Alagoas.
Um dos grandes nomes e inovadores da música brasileira, Hermeto começou sua vida na música aos 14 anos, tocando instrumentos não convencionais e do cotidiano. Para ele, existia a "música universal" e nela a base para possibilidades de criação.
O multi-instrumentista já tocou samba, jazz, forró e frevo, e dividiu palco com ícones da MPB como Elis Regina. Ele também participou de diversos festivais como o Carambola, em novembro 2024, e The Town, em 2023.
Nas apresentações e na vida, Hermeto sempre utilizava objetos do dia a dia e a própria natureza para criar música, como chaleira, ferro, água, entre outros.
Em 2024, lançou o álbum "Pra Você, Ilza", uma homenagem à sua esposa falecida, que lhe rendeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz.
Hermeto Pascoal, o gênio da música brasileira, deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos.
