Geral
Cerca de 50 famílias sem-teto ocupam antigo prédio do INSS em Maceió
Ocupação tem o objetivo de denunciar o descumprimento da função social da propriedade, prevista na Constituição Federal, e pressionar o poder público para garantir o direito à moradia

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam, na madrugada desse domingo (7), o antigo prédio do INSS, localizado na Avenida Dona Constança, no bairro de Mangabeiras, em Maceió.
Segundo o movimento, a ação contou com cerca de 50 famílias sem-teto que buscam um lugar digno para viver.
A ocupação tem o objetivo de denunciar o descumprimento da função social da propriedade, prevista na Constituição Federal, e pressionar o poder público para garantir o direito à moradia.
“Enquanto este prédio fica vazio, deteriorando a região, centenas de famílias são forçadas a viver em condições subumanas, pagando alugueis abusivos ou morando de favor, sob o constante risco de despejo. Nós, do MLB, mostramos que é possível dar uma função social a este espaço: abrigar quem precisa de um teto”, declarou Raquel Lins, uma das coordenadoras do movimento no local.
A ocupação faz parte de uma campanha do Movimento, que realizou 20 novas ocupações em 17 estados anunciadas hoje,Dia da Independência do Brasil. Sob o lema “Não há independência, nem soberania, sem direito à moradia”, a campanha denuncia as mais de 8 milhões de famílias que hoje vivem no déficit habitacional no país e a insuficiência daspolíticas de habitação.
Além da luta por moradia, o MLB chama a atenção para a crise da fome que assola as famílias de baixa renda.
Paralelamente à ocupação, o movimento está organizando uma campanha de solidariedade para arrecadar cestas básicas e itens de higiene para as famílias envolvidas na ação.
