Geral

Parte do ônibus que caiu na Serra da Barriga é retirada após oito meses

Próximo passo será a remoção da parte frontal, considerada mais pesada e de maior desafio para a equipe técnica

Por Redação* 03/07/2025 11h11
Parte do ônibus que caiu na Serra da Barriga é retirada após oito meses
Acidente deixou 20 pessoas mortas e 18 feridas - Foto: Reprodução

Parte do ônibus que despencou de uma ribanceira com mais de 400 metros na Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi retirada nesta quarta-feira (2). A ação foi coordenada por uma força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros, pelas Polícias Civil e Científica, pela perícia criminal e por uma empresa terceirizada que utilizou dois guinchos para o içamento.

A operação iniciada no dia 25 de junho precisou que o veículo fosse dividido em duas partes para facilitar a retirada do veículo do terreno íngreme e de difícil acesso. O próximo passo será a remoção da parte frontal, considerada mais pesada e de maior desafio para a equipe técnica.

Durante o processo, os peritos da Polícia Científica acompanharam atentamente os trabalhos, preservando peças importantes que agora serão analisadas no pátio da Polícia Civil, em Rio Largo.

O caso


No dia 24 de novembro de 2024, no município de União dos Palmares, um ônibus cedido pela Prefeitura local para levar público gratuitamente ao evento denominado “Por do Sol na Serra”, perdeu o controle da direção na subida da Serra da Barriga resultando em um trágico acidente com 20 vítimas fatais e 18 feridos.

O veículo tentava chegar ao destino com lotação acima de sua capacidade, que era de 37 pessoas, além de ter ultrapassado, também, o limite temporal para trafegar como transporte escolar, já que foi fabricado em 2008. Conforme a Instrução Normativa n.º1 do Detran/AL, em seu Art. 9º, a idade operacional dos veículos usados no transporte de escolares não poderá ultrapassar a 15 (quinze) anos, desde que aprovado na inspeção semestral, sendo que para inclusão ou substituição será no máximo de 10 anos.