Obras de Paulo na Grande Maceió embalam Renan Filho em pesquisa para governador
Desempenho do ministro melhora junto com escalada da aprovação ao governo do Estado
Não é coincidência, é o efeito do plano de obras definido pelo governador Paulo Dantas para a Grande Maceió: o ministro Renan Filho (MDB) volta a liderar a corrida ao governo do Estado com 48% das intenções de voto contra 45% atribuídos ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL). Isso, na estimulada, com nomes à vista do entrevistados. Na espontânea, a vantagem é ainda maior: 20% de Renan contra 14% de JHC.
São números quentes da mais nova pesquisa do Instituto Real Time Big Data, realizada nos dias 21 a 24 de novembro entrevistando eleitores de todo o Estado, e divulgada na terça-feira (25). No início deste mês, sondagem do Instituto Falpe mostrava JHC à frente com 45,25% contra 44% de Renan.
Paralelamente, nova pesquisa do Real Time Big Data revela uma escalada na aprovação a Paulo Dantas (MDB), que aparece com avaliação pessoal positiva de 68%, enquanto seu governo é aprovado por 78% dos alagoanos. Portanto, o ex-governador Renan Filho cresce junto com o desempenho de Dantas.
Outro fator relevante na sondagem para governador: a rejeição de JHC atinge 26% contra 23% de Renan Filho, revela o Big Data. Rejeição é um termômetro importante e revela avaliação crítica do eleitorado em relação aos potenciais candidatos.
Mais do que um levantamento solto, aleatório, a pesquisa do Real Time Big Data apresenta o poderio de um conjunto de forças, já que na sondagem majoritária para o Senado, Renan Calheiros (MDB) também lidera a corrida à reeleição com 26% da preferência dos eleitores. Em seguida aparecem o ex-deputado estadual Davi Davino (Republicanos), com 21%; os deputados federais Alfredo Gaspar (União), com 18%; Arthur Lira (PP), com 13%, e Paulão (PT), com 9%.
A performance do ex-governador Renan Filho tende a melhorar ainda mais com a evolução das obras que Paulo Dantas já está executando na Região Metropolitana de Maceió, onde o governo decidiu investir cinco bilhões de reais nos setores de educação, saúde, sistema viário, infraestrutura e em programas sociais.
Com as finanças rigorosamente ajustadas, graças ao equilíbrio fiscal implementado lá atrás pelo governo Renan Filho, Paulo Dantas avança com o maior plano de obras da história de Alagoas, no caso beneficiando os 13 municípios da Grande Maceió, área onde JHC aparece com boa aprovação popular.
De quebra, o governador resolveu antecipar o pagamento das três últimas folhas salariais do funcionalismo, começando com o 13º salário (26/11), salários de novembro (28/11) e folha de dezembro (19/12), significando a liberação de um bilhão e meio de reais. Além dos servidores, o comércio comemora.
Tudo isso está acontecendo no momento em que a gestão do prefeito JHC começa a sentir a contagem regressiva dos repasses que a Braskem vem efetuando em parcelas (num total de R$ 1,7 bilhão) a título de indenização pela tragédia ambiental do Pinheiro.
Para completar, as pesquisas ainda vão captar a reação dos eleitores da capital em face do malogrado investimento feito pelo Instituto de Previdência dos Servidores de Maceió (IPREV), que aplicou 117 milhões no Banco Master, instituição que acaba de ser liquidada pelo Banco Central com um rombo estimado em mais de R$ 12 bilhões.

