Geral
Monitoramento da Laguna Mundaú faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente
A realização de cine e jogos ambientais, a coleta de amostras da laguna Mundaú e a realização de exposições no Jardineto Botânico do Instituto do Meio Ambiente (IMA) fazem parte das atividades, dessa semana, no Mês do Meio Ambiente. A programação teve início no último sábado com a entrega do Troféu Alagoas Verde para as pessoas e organizações que se destacaram em ações pela conservação ambiental.
Até a próxima quarta-feira serão realizados cine e jogos ambientais nos municípios de Pão de Açúcar, São José da Tapera e Batalha, dentro também das ações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), organizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), na região da Bacia do São Francisco.
Como o principal tema de trabalho do Mês do Meio Ambiente é água, o Laboratório de Estudos Ambientais realiza na próxima quinta-feira, dia 21, coleta de amostras na Laguna Mundaú. Os resultados serão apresentados durante um barco-escola especial que será realizado no dia 29. Na sexta-feira, dia 22, será a vez do Jardineto Botânico receber uma bela exposição quadros e orquídeas. O evento que será aberto e contará ainda com o lançamento do edital do primeiro exemplar da revista técnica-científica do Instituto.
Troféu Alagoas Verde
O Troféu Alagoas Verde abriu a programação do Mês do Meio ambiente, no último sábado, com a premiação de pessoas e organizações que se destacaram em ações de preservação ambiental, em oito diferentes categorias: serviço, turismo, indústria, academia, comunicação, organização social, órgão público e máster.
A categoria serviço foi entregue à empresa Alagoas Ambiental. O troféu da categoria turismo foi entregue para Flávia Rêgo, representante da Associação peixe-boi, de Porto de Pedras. O repórter Giovanni Luiz, foi agraciado na categoria comunicação. A categoria indústria foi representada pela Granbio.
O troféu do setor organização social foi entregue para o representante de Anita Studer, da Fundação Nordesta, Eugênio Albuquerque. Ele disse que o Troféu ficaria na entrada na organização “simbolizando que não é em vão trabalhar pela preservação da Mata Atlântica, é pelos nossos filhos, pelo nosso futuro”.
Pelo setor acadêmico o troféu foi entregue para o professor Gabriel Le Campion. Ele aproveitou para ressaltar que é “fundamental que a gente promova a mudança de consciência, precisamos ensinar melhores práticas às crianças”, disse.
A procuradora da república Raquel Teixeira, do Ministério Público Federal, recebeu a premiação na categoria órgão público e ressaltou que a atuação da entidade tem sido “no sentido de atuar em parceria”. Na principal categoria, a máster, o troféu foi entregue para Edésio Melo, também conhecido como S. Dedé da Bananeira, um pequeno agricultor, morador de São José da Tapera, referência no uso de tecnologias apropriadas para a convivência com o semi-árido e armazenamento de água.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, ressaltou que o “IMA hoje tem uma resposta mais efetiva para a sociedade”. Ele aproveitou para anunciar que em 2016 a Semarh deverá fazer, no mês de março, a primeira edição do Troféu Cidadão das Águas. A programação do Mês do Meio Ambiente, iniciada dia 16 de maio, segue até o dia 16 de junho.