Entretenimento

ENCART II destaca arte, diversidade e resistência LGBT+ em Alagoas

Encontro de Capacitação Artística promove formação, novas dramaturgias e diálogo inclusivo com comunidades no cenário cultural alagoano

Por Assessoria 07/01/2026 16h04 - Atualizado em 07/01/2026 16h04
ENCART II destaca arte, diversidade e resistência LGBT+ em Alagoas
Pai Célio é uma das atrações da programação - Foto: Pedro Bzouro

O Encontro de Capacitação Artística (ENCART) chega à sua segunda edição em 2026 reafirmando seu papel como um importante evento cultural voltado ao fortalecimento das Artes Cênicas em Alagoas. O evento vai acontecer nos dias 29, 30, 31 de janeiro e 1° de fevereiro, em Maceió.

Haverá palestras, oficinas, trocas artísticas, performances, exibições de filmes, e ações formativas, com a participação de Suham Torres, drag Taix Manna, Pai Célio, Pastor Wellington, e muito mais.

O tema do II ENCART foi intitulado “Geni Recomendada” e faz referência à música Geni e o Zepelim, de Chico Buarque, e à canção Não Recomendado, de Caio Prado. A proposta é fortalecer a comunidade artística e LGBT+, promovendo um diálogo inclusivo entre artistas, ativistas e o público, a partir de reflexões sobre memória, resistência e expressão artística no contexto alagoano.

Segundo o artista e um dos organizadores, Saulo Porfírio, o II ENCART tem como objetivos incentivar a troca de experiências entre artistas veteranos e iniciantes da cena cênica e LGBTQIAPN+, resgatar e valorizar memórias e narrativas culturais da comunidade em Alagoas, além de fomentar a criação de produtos artísticos inclusivos e representativos.

"O evento também busca fortalecer pequenas empresas e organizações LGBTQIAPN+ como parceiras e apoiadoras, ampliando a visibilidade da diversidade cultural e social do estado", disse Porfírio.

Com foco na formação artística e na valorização da cultura local, o projeto é realizado pela Cia Os Vers’Artes e promove workshops, atividades práticas e ocupações artísticas, estimulando a troca de saberes entre artistas e comunidades e destacando o impacto social, cultural e econômico da arte. O ENCART se consolida como um espaço de celebração da diversidade e de reconexão com as raízes culturais e sociais do estado.

Para ver como foi a primeira edição do projeto, é só clicar neste link:

Sobre a companhia

Com trajetória marcada pela criação coletiva e pela pesquisa contínua, a Cia Os Vers’Artes tem como propósito democratizar o acesso à arte, valorizar a cultura alagoana e promover transformação social.

Entre os trabalhos de destaque estão Do Barro ao Sangue (2016), inspirado na obra de Rachel de Queiroz e em técnicas de Grotowski; Geni – Não Recomendada, espetáculo de forte caráter performático e político com abordagem LGBTQIAPN+; além de produções audiovisuais como Tuta e Pretinha, voltada ao público infantojuvenil, e documentários que registram processos artísticos e culturais.

A companhia é formada por Jany Santos, Flávio dos Anjos e Saulo Porfírio, que atuam na diretoria e acumulam funções como atores, diretores, produtores, roteiristas, professores e oficineiros. O grupo conta ainda com a colaboração de Regis Curió, músico e dramaturgo, além do apoio de Luciano Rodrigues e Anderson Durval.

Desde 2019, a companhia também desenvolve o espetáculo A Porta, que trata da saúde mental a partir do teatro-dança e do teatro físico.

____ ___

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Foto: Roberta Britto