Esportes

Ana Sátila conquista ouro no C1 da Copa do Mundo após seis anos

Brasileira terminou a final em 103s85 e superou Miren Lazkano e Tereza Kneblova

Por Redação 12/09/2026 17h05
Ana Sátila conquista ouro no C1 da Copa do Mundo após seis anos
Vitória também rende pontos importantes para o ranking olímpico de 2028 - Foto: CBCA

Ana Sátila conquistou o ouro no C1 na etapa final da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, neste sábado (12), em La Seu d'Urgell, na Espanha. A brasileira marcou 103s85 na decisão e superou a espanhola Miren Lazkano e a tcheca Tereza Kneblova.

Lazkano terminou a prova com 104s55, enquanto Kneblova registrou 104s64. Sátila ainda tocou a segunda porta do percurso, mas o erro não foi suficiente para tirar a brasileira da liderança.

O resultado também garante pontos importantes para o ranking classificatório dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O título veio pouco depois de Sátila ficar fora da final do C1 no Mundial, realizado em julho.

Da 21ª colocação à disputa pelo ouro


A campanha da brasileira na Espanha esteve perto de terminar ainda na semifinal. Na classificatória, Sátila ficou na 21ª posição, com 108s85 e dois toques em portas.

A marca, porém, foi suficiente para garantir a classificação para a fase seguinte. Na semifinal, a brasileira reagiu e marcou 102s28, terceira melhor marca da disputa, assegurando uma vaga na decisão mesmo com mais um toque no percurso.

Omira Estácia, irmã de Ana Sátila, também chegou à semifinal. Ela terminou com o 18º tempo e não avançou para a disputa do pódio.

Na decisão, Sátila entrou no percurso entre as últimas competidoras. O toque na segunda porta voltou a acontecer, mas a brasileira manteve o ritmo e completou a descida em 103s85.

Depois de assumir a liderança, Sátila precisou acompanhar as últimas tentativas das adversárias. Huang Juan, da China, ainda poderia superar a brasileira, mas perdeu uma porta. Doriane Delassus também não conseguiu alcançar a marca da brasileira e terminou fora do pódio.

Ouro não vinha desde 2020


A vitória em La Seu d'Urgell colocou Sátila novamente no topo do pódio da Copa do Mundo após seis anos. O último ouro da brasileira no circuito havia sido conquistado em 2020.

O título também encerra um período de quase um ano sem medalha da atleta na competição. O resultado anterior havia sido a prata no C1 da etapa de Augsburg, na Alemanha, em setembro de 2025.

Com a conquista deste sábado, Sátila chegou a 19 medalhas em etapas da Copa do Mundo desde 2015. São cinco ouros no circuito, além de cinco medalhas em Mundiais, incluindo o título do kayak cross conquistado em 2018, no Rio de Janeiro.

A brasileira também disputou o K1 em La Seu d'Urgell na sexta-feira (11), quando terminou na quinta colocação.

Agora, Sátila volta ao percurso neste domingo (13), às 8h30 (de Brasília), para disputar o kayak cross.