Cooperativismo
Festa do Trabalhador da Pindorama ocorre nesta sexta em Coruripe
Evento celebra tradição de 40 anos, homenageia trabalhadores e marca parceria para produção de biometano
A Cooperativa Pindorama realiza nesta sexta-feira (1º) a tradicional Festa do Trabalhador, principal evento de sua agenda comemorativa. A celebração acontece no armazém de açúcar da usina, em Coruripe, reunindo associados, colaboradores e convidados.
Com mais de 40 anos de história, a festa tem como objetivo homenagear homens e mulheres que contribuem para o desenvolvimento da cooperativa e da região. Segundo o vice-presidente Carlos Roberto Santos, conhecido como Carlão, o evento simboliza o reconhecimento ao trabalho coletivo.
"São mulheres e homens que vêm se dedicando diuturnamente para fazer a nossa Cooperativa se desenvolver, garantindo o sustento de suas famílias e de toda a nossa região. Por isso, nada mais justo do que fazer da Festa do Trabalhador nosso mais importante evento", afirmou.
O diretor-secretário Antônio de Oliveira destacou a importância do cooperativismo na rotina dos trabalhadores. "Nossos associados e colaboradores têm a consciência de que quando se trabalha em conjunto o pesado fica leve, o difícil fica fácil e o distante fica próximo", disse.

Homenagem ao fundador
A data também marca o aniversário de morte do fundador e patrono da cooperativa, René Bertholet, falecido em 1º de maio de 1969. Para o presidente Klécio Santos, a coincidência reforça o significado do evento.
"René Bertholet é nosso patrono, fundou a Cooperativa. Sua ideia trouxe sustentabilidade, essa que lutamos para manter e ampliar. Pela grandeza de Bertholet e pela significância da data, a junção resulta nesse importante evento de reconhecimento", destacou.
A programação terá início às 15h, com missa e culto evangélico, além de bingo com premiações, incluindo motos, e presença de autoridades. Pela manhã, às 8h, ocorre a final da Copa René Bertholet, no Campo Central da colônia.
Parceria para energia limpa
Durante o evento, a cooperativa também deve apresentar novos investimentos, com destaque para a parceria com a Veolia. O acordo prevê a instalação de uma planta para transformar vinhaça, resíduo da produção de etanol, em biometano.
Segundo Klécio Santos, o projeto será financiado pela empresa, enquanto a cooperativa contribuirá com o terreno e a matéria-prima. A iniciativa integra a estratégia de transição energética e redução de emissões.
"A produção de biometano vem para solidificar a transição energética, produzindo um combustível verde e que vai auxiliar na redução de CO² na atmosfera, contribuindo para a qualidade do ar", afirmou.
O evento será encerrado à noite com show promovido pela Prefeitura de Coruripe.
*Com informações da Assessoria


