Cooperativismo

Quintais Produtivos: programa da Unicafes-AL avança para nova etapa

Produtoras receberão auxílio e orientação técnica

Por BCCOM Comunicação 30/09/2025 18h06
Quintais Produtivos: programa da Unicafes-AL avança para nova etapa
Com o objetivo de gerar renda, segurança alimentar e sustentabilidade, a iniciativa vai capacitar 120 produtoras rurais distribuídas em sete cooperativas do Agreste e Alto Sertão - Foto: Assessoria

O programa Quintais Produtivos, implantado pela União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), avançou para mais uma etapa. 

Com o objetivo de gerar renda, segurança alimentar e sustentabilidade, a iniciativa vai capacitar 120 produtoras rurais distribuídas em sete cooperativas do Agreste e Alto Sertão para transformar os quintais de suas casas em espaços de produção, ofertanto recursos financeiros e auxílio técnico.

Durante a primeira fase do projeto, foram preenchidos formulários de identificação das agricultoras. Nesta nova fase, as produtoras selecionadas - distribuídas em Inhapi, São José da Tapera, Batalha, Igaci e Arapiraca - receberão a visita de um grupo de técnicas para especificar seu carro-chefe de produção, além de traçar um mapa de seu quintal, recebendo orientação agroecológica e de técnicas de cultivo de acordo com o produto.

As cooperadas também contarão com um recurso de R$ 5 mil cada uma, vindos do Governo Federal e destinado a construção dos espaços, além de orientação técnica durante todas as etapas do projeto, que tem duração total de 15 meses.

"Estamos na segunda fase, que é a fase da linha do tempo, onde as técnicas vão estar ouvindo, uma por uma, enumerar as assistências que obtiveram a cada ano até chegar em 2025. E ao longo disso, também, traçar o mapa da propriedade. São duas funções ao mesmo tempo", explica Silvano Nascimento, secretário de formação da Unicafes-AL.

Após o cronograma das visitas e elaboração dos mapas, o programa terá seguimento, fortalecendo a agricultura familiar e o papel feminino no cooperativismo alagoano.