Cooperativismo

Alagoas registra crescimento e atrai iniciativas para o cooperativismo em 2025

Dados são da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) apresentados durante Café com Cooperativismo da Unicafes-AL

Por BCCOM Comunicação 19/09/2025 15h03
Alagoas registra crescimento e atrai iniciativas para o cooperativismo em 2025
Dados foram apresentados no último sábado, 13, durante o Café com Cooperativismo, em Batalha - Foto: BCCOM Comunicação

Alagoas registrou crescimento no setor cooperativista em 2025. Osdados foram apresentados no último sábado, 13, durante o Café com Cooperativismo, realizado pela União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) e são da Junta Comercial Alagoana (Juceal), entidade convidada do evento. Como resultado, além do registro de 30 novas cooperativas, iniciativas de desburocratização começaram a entrar em vigor, favorecendo o surgimento de novos agrupamentos, a geração de empregos e o crescimento da economia alagoana.

“Hoje, possuímos 443 cooperativas no estado de Alagoas em crescimento. Em 2025, foram abertas 30 cooperativas. É uma crescente, e ficamos felizes em participar dos registros das cooperativas do nosso estado”, destacou João Gabriel “Joãozinho”, presidente da Junta Comercial-AL, no Café com Cooperativismo.

De acordo com o Anuário Coop 2024, iniciativa do Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), entre 2023 e 2024, houve um aumento de quase 10% no número de cooperativas em todo o estado de Alagoas. A tendência de crescimento do setor impulsionou a criação de iniciativas que fomentem ainda mais os números. É o caso do Cooplegal, programa apresentado durante o evento.

Criadopor meio de uma parceria entre a Unicafes-AL, a Junta Comercial Alagoana (Juceal) e a Secretaria do Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics-AL), o Cooplegal tem como objetivo apoiar as cooperativas no processo de regularização e realizar uma busca ativa daquelas que ainda estão irregulares, garantindo mais segurança jurídica, transparência e oportunidades de crescimento para o movimento cooperativista em Alagoas.

Outras iniciativas também estão em desenvolvimento, como revelou Joãozinho. “Muito em breve o Governo lançará uma grande plataforma de melhoria no módulo de licenciamento no nosso estado, para que a gente possa ter mais dinamismo e eficiência no ambiente de negócios aqui no estado. O nome é Facilita Alagoas, tendo a integração e a participação de todos os órgãos de licenciamento do estado”, destacou.