Cooperativismo
Comunidade Boa Vista é destaque com produtos agroecológicos na feira da agricultura familiar em Delmiro Gouveia
Representando a associação, produtor José Fernandes expõe produtos orgânicos colhidos na véspera da feira e duas variedades de mel, tradição no município alagoano

Em Delmiro Gouveia, no Alto Sertão de Alagoas, produtos agroecológicos da agricul-tura familiar ganharam vitrine nesta quinta-feira (14), durante a 4ª etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, ação itinerante promovida pelo Governo do Estado com apoio da Unicafes em 2025 para dar condições de escoamento aos produtos do campo e fortalecer a economia local.
Entre os mais de 30 estandes montados no centro histórico da cidade, um dos desta-ques foi o do agricultor José Fernandes, da Comunidade Boa Vista. Com mais de oito anos de atuação, a associação, localizada entre os povoados Cruz e Jardim Cordeiro, em Delmiro é uma das referências em práticas sustentáveis na região.
Representando sua a associação, Fernandes levou à feira produtos colhidos na vés-pera do evento, como maxixe, maracujá e limão-cravo, que atraíram a atenção do público pela qualidade e frescor. Outro atrativo no estande foram duas variedades de mel, tradicional da região, que voltou a ganhar força após um período de baixa.
“Houve uma época em que já produzimos até 15 toneladas de mel. Agora, estamos retomando a atividade. Quem tinha parado, está voltando”, contou o agricultor. O pri-meiro foi um mel mais escuro, extraído da florada da jurema-preta, planta nativa do sertão, e outro mais claro. “Quanto mais escuro o mel, mais vitamina ele tem. Além disso, o mel escuro pesa mais em relação ao mais claro”, explicou.
Além do estande de Fernandes, uma variedade de produtos de cooperativas, associ-ações e empreendimento da agricultura familiar do estado ganharam vitrine em mais de 30 estandes montados no centro histórico do município, como alimentos in natura, hortaliças, frutas, raízes, mel, artesanato e delícias da culinária regional.
Participaram da feria produtores de diversos municípios, como Água Branca, Parico-nha, Penedo, Arapiraca, Canapi, Maceió, Mata Grande. Alimentos in natura, hortali-ças, frutas, raízes, mel, artesanato e delícias da culinária regional chamaram a aten-ção da população e movimentaram a economia familiar.
“A nossa agricultura aqui é de base familiar. Temos uma diversidade de produtos porque os produtores não trabalham com monocultivo, normalmente cultivam duas ou três culturas em suas propriedades. Além disso, parte da produção vem de quin-tais produtivos, que abastecem o consumo familiar e geram excedente para comerci-alização”, destacou Renally Medeiros, secretária de Agricultura de Delmiro Gouveia.
Ela também ressaltou a importância do Circuito Regional para os agricultores da re-gião, lembrou que a gestão municipal realiza, mensalmente, uma feira com o mesmo propósito: valorizar a produção sustentável e fortalecer a renda das famílias do cam-po e apontou a retomada do cultivo produção de mel, circulando na região do alto sertão.
Feira da Agricultura Familiar
A ação itinerante é uma iniciativa do Governo de Alagoas, realizada pelas secretari-as de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL) e com o apoio das prefeituras municipais.
Realizada mensalmente, a feira tem como objetivo criar condições para o escoamen-to dos produtos agroecológicos, fortalecer a economia agrícola local e valorizar o ar-tesanato das regiões contempladas. Em 2025, serão realizadas nove etapas do cir-cuito regional, passando por regiões estratégicas do estado.
Quatro delas já ocorreram nos municípios de Penedo, Arapiraca, Marechal Deodoro e Delmiro Gouveia. A próxima etapa está marcada para 29 de agosto, em Palmeira dos Índios.
