Cooperativismo

Kits de cooperados da agricultura familiar beneficiam 50 mil alunos em Maceió

Investimento garante mais segurança alimentar e uma nutrição saudável e balanceada com produtos livres de agrotóxicos

Por Redação com Assessoria 21/07/2022 15h03
Kits de cooperados da agricultura familiar beneficiam 50 mil alunos em Maceió
Prefeitura de Maceió viabilizou contratos com com cooperativas para beneficiar os alunos com produtos saudáveis para alimentação. - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Após ultrapassar a meta de 30% do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em parcerias com cooperativas alagoanas, a Prefeitura de Maceió realizou a entrega de kits da agricultura familiar que vão fornecer alimentos para 50 mil alunos da rede municipal de ensino.

Ao todo serão investidos R$ 6 milhões e comprados 1,2 toneladas diretamente dos pequenos produtores de Alagoas. Maceió chegou aos 41% de investimento no PNAE. Os kits são compostos por leite em pó, um abacaxi, bananas, batata doce e açúcar. Todos os alimentos são oriundos da agricultura familiar, garantindo uma alimentação mais balanceada e saudável, já que os pequenos produtores garantem um uso reduzido ou nulo de agrotóxicos.

Joselito Filho é produtor rural da Cooperativa de Laranja Lima de Santana do Mundaú, uma das beneficiadas com o edital. Ele afirma que a Prefeitura de Maceió teve um amplo diálogo com os agricultores no processo de aquisição dos alimentos oriundos da agricultura familiar.
“Estamos nos planejando junto à Prefeitura de Maceió desde o início do ano e, com isso, o contrato culminou em um momento muito importante, porque garante renda para os agricultores e, consequentemente, para o estado. Na outra ponta, temos um alimento rico em nutrientes para todos os alunos da rede municipal”, avalia.
Uma das famílias transformadas pela entrega dos kits foi a de doméstica Kelly Ferreira, mãe de Ketlyn Alessandra, 6 anos, Keila Fernanda, 5 anos, ambas estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Salete, no Benedito Bentes.

Emocionada, a mãe agradeceu a iniciativa e revelou a ajuda importante dos alimentos entregues. “Às vezes elas [as filhas] pediam e nós não tínhamos nem fruta em casa, só o básico por estarmos em uma situação muito difícil. Então, esses kits nos ajudam muito”, revelou.

Para a aluna Chrislayne Tais da Silva, 13 anos, do 9º ano da Escola Kátia Pimentel, os kits ajudaram bastante em casa, garantido a alimentação de todos. “É uma família grande, todos na mesma casa, e os kits ajudaram bastante. Fico sempre muito grata, meus dois irmãos estudam em outra escola e também receberam”, revelou.