Cooperativismo

Unicafes apresenta Feira Coop à presidência da Assembleia Legislativa de Alagoas

Na ocasião, também foi discutido o relatório sobre os problemas causados pelas fortes chuvas aos agricultores familiares alagoanos

Por BCCOM Comunicação 13/07/2022 13h01
Unicafes apresenta Feira Coop à presidência da Assembleia Legislativa de Alagoas
Encontro teve como objetivo apresentar o evento ao chefe do legislativo alagoano, Marcelo Victor - Foto: Assessoria

Em meio ao processo de organização da maior feira de produtos do cooperativismo de Alagoas, a Feira Coop, a direção da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), participou na noite desta terça-feira (12), de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL), deputado Marcelo Victor (MDB).

O encontro teve como objetivo apresentar o evento ao chefe do legislativo alagoano, o projeto da feira e discutir as temáticas relacionadas ao cooperativismo no estado, para que as pautas do setor possam ser discutidas em sessão especial, a partir do retorno das atividades na ALE – que se encontra em recesso.

Na oportunidade, os membros da Unicafes apresentaram ainda um levantamento com o impacto das chuvas aos pequenos agricultores familiares alagoanos, cooperativas e associações. A ideia é que a Comissão de Agricultura da Casa possa discutir ações para mitigar os prejuízos aos produtores.

Antonino Cardozo, presidente da Unicafes em Alagoas destacou o caráter positivo da reunião. “Foi uma reunião muito produtiva, acreditamos no nosso trabalho e, acima de tudo, estamos reestruturando o nosso setor e sempre trazendo pautas que a sociedade tem interesse, que o setor também que o parlamento e o governo têm interesse”, salientou.

Ele comentou ainda as expectativas para a realização da primeira Feira Coop, que será realizada no período de 23 a 25 de setembro, na Praça de Multieventos de Maceió, localizada na praia de Pajuçara, reunindo mais de 50 estandes em uma área de 1.800 metros quadrados.

“Será um grande evento para o nosso cooperativismo e a para agricultura familiar, pois vai mostrar a nossa vitrine, para que a sociedade alagoana possa conhecer de perto o nosso cooperativismo e o trabalho que é realizado aqui em Alagoas”

"O futuro é das cooperativas"


O presidente da Casa, Marcelo Victor, mostrou-se impressionado com o tamanho e alcance da Feira Coop “Foi positivo, fiquei muito feliz e orgulhoso de receber a todos da Unicafes, fiquei impressionado com essa feira que vai acontecer agora em setembro. Nós do poder legislativo vamos apoiar e incentivar iniciativas como essa”. Ele foi presenteado com uma blusa oficial do evento.

Marcelo destacou o apoio dado pela Assembleia ao cooperativismo, através de legislações específicas, abrindo oportunidades para os cooperados de dizer o que pensa, “defendendo esse setor tão importante em Alagoas”.

O chefe do legislativo disse ainda acreditar que o futuro dos modelos de negócios é das cooperativas.

“Nós temos que nos unirmos, juntos para produzir melhor e dividir a renda. Não aguentamos mais uma concentração de renda, uma desigualdade social enorme, isso vai colapsar um dia. Então, além das cooperativas serem um motor para economia, é uma forma de ser dignificada, ou seja, de distribuir dignidade para as pessoas”.