Cooperativismo

Presidente nacional da Unicafes elogia cooperativismo em AL e pede união do setor

Durante encontro, Vanderley Ziger elogiou as cooperativas alagoanas, e garantiu boas novas para 2023

Por Ruan Teixeira 04/07/2022 19h07 - Atualizado em 05/07/2022 14h02
Presidente nacional da Unicafes elogia cooperativismo em AL e pede união do setor
Presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, esteve em Alagoas para discutir cooperativismo no Estado - Foto: Bccom Comunicação

Com uma programação recheada de palestras e atividades de fortalecimento do cooperativismo, foi realizado nesta segunda-feira, 4, no Sebrae Alagoas, em Maceió, o Encontro do Cooperativismo Alagoano - ENCOOPAL que teve como principal objetivo reunir cooperativas alagoanas para dar ainda mais visibilidade ao setor no estado.

O evento contou com a presença de autoridades como o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger; Antonino Cardozo, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Alagoas e Helder Gonçalves Lima, professor Dr. Dir. Tributário da UFAL.

"O estado alagoano tem um forte potencial econômico, consequentemente cooperativista também, isso é notório. Alagoas com mais de 3 milhões de habitantes possui forte característica de desenvolvimento, e caracterização de pessoas que podem sim desenvolver diversos meios de mantimentos. O encontro de hoje fortalece a ideia de que, uma cooperativa precisa ajudar a outra. É preciso força e união para novas articulações", destacou o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger.

Ele contou ao Jornal de Alagoas que o cooperativismo em si é uma ferramenta que promove a inclusão econômica, sem deixar de lado a inclusão social, pois é um instrumento que se encaixa entre os dois pilares, pois o setor consegue favorecer tanto o lado da economia, quanto a evolução e inclusão social de milhares de pessoas que precisam de uma única oportunidade.

Quem também conversou com o Jornal de Alagoas foi Antonino Cardozo, que além de presidente da Unicafes de Alagoas atuou como idealizador do evento.

"Conseguir reunir o cooperativismo em um encontro é gratificante, pensar em temas estratégicos para o próximo ano, seguir dando visibilidade ao nosso querido setor que segue a cada dia crescendo é de tamanha importância. Precisamos falar de temas tributários, falar dos próximos governos, tratar de novos temas, e buscar sempre evoluir. Cooperativismo para mim é um modelo que oportuniza a sociedade a se organizar melhor", explicou.

Para ele, em Alagoas, o avanço continuará caso hajam políticas públicas que fomentem, entendendo o setor e direcionando o papel da área dentro das próprias políticas. Antonino ainda promete que em 2023 o trabalho será ainda mais árduo, "Não vou parar um minuto se quer. Buscando conhecimentos para aprimorar o trabalho por cooperativista por toda Alagoas".