Cooperativismo

CPLA utiliza ração balanceada para aumentar produtividade

Uma das ações realizadas pela CPLA está na produção de uma ração de baixo custo e de alto poder nutritivo

Por Assessoria BCCOM 30/05/2022 19h07
CPLA utiliza ração balanceada para aumentar produtividade
CPLA utiliza ração balanceada para aumentar produtividade - Foto: Assessoria BCCOM

O trabalho de assistência técnica realizado pela equipe da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), no campo, não para. A aplicação de novas ferramentas, além de gerar um melhor desenvolvimento do rebanho, permite uma maior redução de custos com maior geração de renda junto ao agricultor familiar.

Neste sentido, uma das ações realizadas pela CPLA está na produção de uma ração de baixo custo e de alto poder nutritivo que é produzida nas propriedades rurais pelos próprios cooperados da empresa e de acordo com as carências dos animais.

O processo de formulação da ração é dividido em três etapas, são elas: necessidades nutricionais dos animais; cálculo dos nutrientes fornecidos pelos alimentos e modelagem do problema para a obtenção de uma combinação de alimentos (ração) que possa aperfeiçoar o desempenho animal a um custo mínimo.

“Com os cooperados, pesamos o leite de manhã e à tarde. Com base no total, realizamos o balanceamento da ração e de acordo com a produção de cada vaca dividimos em lotes. Por exemplo: três animais que produzem 30 kg, outro lote produz 20 kg e o terceiro produz 10 kg. Cada vaca só come o que produz para diminuir o custo e aumentar o lucro da atividade”, destacou o técnico da CPLA, Robson Rodrigues.

De acordo com ele, na região do sertão, é utilizada palma forrageira como principal forrageira, além da silagem para suprir a carência de fibras. “Há também o concentrado que fornecemos aos animais. São basicamente os farelos de soja e milho, sempre trabalhamos dessa maneira. A dieta sempre é modificada de acordo com o estágio de lactação e produção de leite”, finalizou.-