Ciência, tecnologia e inovação

Setembro Vermelho chama atenção para a maior causa de morte no mundo

Cardiologista da Hapvida explica como hábitos simples podem salvar vidas

Por Assessoria 08/09/2025 14h02
Setembro Vermelho chama atenção para a maior causa de morte no mundo
Foto: Freepik/ Internet

O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre as doenças cardiovasculares: as principais causas de morte no mundo. ‘Setembro Vermelho’ acende o alerta para o problema, que mata 46 pessoas por hora no Brasil, resultando em 400 mil mortes por ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O cardiologista Maurício Macias, da Hapvida, reforça pontos importantes relacionados ao tema. Dentre os principais fatores que comprometem a saúde dos vasos sanguíneos, estão os maus hábitos alimentares. “A gordura é um fator que vai inflamar nossos vasos. Consequentemente chamamos de colesterol ruim (LDL), que vai se acumular nas paredes dos nossos vasos, podendo levar a um infarto”, explicou. O médico também destaca que os alimentos ultraprocessados são grandes vilões. Ele recomenda substituir a margarina por manteiga (com moderação) e investir em uma alimentação mais natural e balanceada.

Em paralelo, prevenção vai além da alimentação. “Criar uma cadeia de bons hábitos vai contribuir para a saúde cardiovascular. Isso inclui parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas e praticar atividade física regularmente”, afirma.

No entanto, Macias faz um alerta: antes de iniciar qualquer rotina de exercícios, é essencial procurar orientação médica. “A atividade física é essencial, mas é necessário se preparar para ela. Você eleva seu risco ao se expor a exageros. É fundamental fazer testes e se preparar para essa nova rotina”, disse.