Entretenimento
“O Agente Secreto” faz história no Globo de Ouro 2026
Obra brasileira levou dois dos três prêmios ao qual estava indicada
O Brasil foi o grande vencedor do Globo de Ouro 2026 nesse domingo (11). Com vitórias históricas para o cinema nacional, “O Agente Secreto” conquista duas das três categorias ao qual estava indicado em um dos prêmios mais importantes da indústria cinematográfica mundial: o de “Melhor Filme em Língua Não Inglesa” e “Melhor Ator em Filme de Drama”.
Dirigido por Kléber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o filme conta a história do professor Marcelo que, perseguido pela ditadura militar, resolve sair de São Paulo e voltar para Recife, sua terra de origem, em busca de asilo. Lá, o pesquisador se vê envolvido em um esquema de espionagem enquanto tenta recuperar uma parte de seu passado perdido e fugir levando o filho, que está sob os cuidados dos avós em Pernambuco.
“Eu quero agradecer nossa equipe e o elenco maravilhoso. É uma parte apenas pequena aqui do elenco incrível que nós tivemos. Obrigado Wagner Moura, que ator”, disse Kleber Mendonça em seu discurso de aceitação ao prêmio de “Melhor Filme de Língua Não Inglesa”.
O diretor também mandou uma mensagem especial para o Brasil e falou a quem quer fazer cinema no país, afirmando estar feliz com a repercussão de um produto cultural brasileiro.
“A mensagem que eu mando para o Brasil é o fato de nós estarmos muito felizes em ver um filme brasileiro, um produto cultural brasileiro, gerando tanta discussão boa sobre a história do Brasil. E eu quero muito ver que jovens cineastas brasileiros façam histórias sobre o Brasil no cinema. Pode usar o telefone, pode colocar um projeto e desenvolver a sua própria história, contar a história do nosso país porque, a gente falando da nossa casa, todo mundo ouve ao redor do mundo”, declarou.
Já Wagner Moura, emocionado, agradeceu e falou um pouco do processo e da importância histórica que foi fazer “O Agente Secreto” ao aceitar o prêmio de “Melhor Ator em Filme de Drama” pelo papel de Marcelo.
“O Agente Secreto é um filme sobre a memória ou a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que, se o trauma puder ser passado por gerações, os valores também podem ser passados de uma geração para outra. Então esse prêmio vai para aqueles que estão ali seguindo seus valores em momentos difíceis. Para os nossos filhos, para minha mulher, e para todo mundo no Brasil assistindo isso agora: viva o Brasil, viva à cultura brasileira. Muito obrigado”, conclui o ator.
Vitórias
Em entrevista à Globo, Wagner Moura falou sobre o primeiro feito do país na premiação: a estatueta de “Melhor Atriz em Filme de Drama” para Fernanda Torres com o papel de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”. O ator também ressaltou a importância da segunda vitória consecutiva do Brasil na Globo de Ouro.
“A gente repetir um feito que Ainda Estou Aqui fez ano passado é incrível para o cinema brasileiro, para a cultura brasileira. A gente está feliz demais”, declarou.
Em seu Instagram, a atriz desejou boa sorte ao elenco antes da cerimônia.
“Que O Agente Secreto nos traga muitas alegrias nesse Globo Dourado. Acho que vamos terminar a noite sorrindo de orelha a orelha. Beijos imensos, Kléber e Wagner”, escreveu Fernanda.



