Agro

Abelardo e a invenção acidental de um queijo: Produtor do Sertão alagoano vai levar inovação à Expo Bacia Leiteira

Direto do Sertão de Alagoas produtor familiar inova e promete levar um leite feito por "acidente" ao maior evento leiteiro da região

Por Lara Constant* 18/09/2023 15h03 - Atualizado em 18/09/2023 19h07
Abelardo e a invenção acidental de um queijo: Produtor do Sertão alagoano vai levar inovação à Expo Bacia Leiteira
Abelardo comercializando seus produtos - Foto: Alagoas Rural

Em Batalha, no Sertão alagoano, a Casa do Queijo é um estabelecimento que oferece manteigas e queijos produzidos artesanalmente. É um negócio de família, comandado pelo sr. Abelardo Rodrigues, que conta orgulhoso um dos segredos dos seus produtos: serem feitos a partir de um leite limpo e fresco. “Começar ainda com a quentura que sai do úbere da vaca. Em casa”, revela Abelardo.

Esta foi a deixa para apresentar o diferencial de alguns seus produtos para o Alagoas Rural, como a manteiga natural, queijo manteiga tradicional e queijo de raspa de tacho, uma variação do queijo de manteiga tradicional, que costumava ser descartado ou consumido pela própria família por ser considerado de menor qualidade, mas que agora, no entanto, faz sucesso também no balcão de vendas.

Além disso, é comercializado queijos tradicional da região, como o Macururé, produzido em São José dos Homens. Outra tradição familiar do estado que o Alagoas Rural mostrou cinco anos atrás!

O Queijo acidental


Finalmente, chega a vez da história do Queijo tipo coalho produzido acidentalmente por sr. Abelardo.

“Estávamos fazendo o queijo normal e não sei por que diabo, era tarde ou cedo demais, e o queijo não estava dando. Aí o Coca, que era empregado, disse: ‘Eu tenho uma receita que eu fiz isso quando trabalhava em Pernambuco’”.

Eles ferveram água e adicionaram na massa do queijo, que endureceu. No dia seguinte, Aberlado disse que decidiu comer o queijo e, ao provar e notar o sabor diferente, de súbito entendeu como chegar ao resultado final: “Ferve o soro!”, relembrou animado.

É um queijo de consistência mais firme, possui uma versão com orégano e pode ser assado, formando a casquinha apreciada por muitos.

“Esse pessoal que passa de caminhão pergunta: Aguenta chegar em tal lugar? Eu digo: Pode ir para São Paulo, que ele chega!”, argumenta.

Todos esses produtos, Abelardo e sua família vão estar presentes na maior exposição da pecuária de Leite do Norte e Nordeste, a 40ª Expo Bacia Leiteira. O evento acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, no Parque Mair Amaral, em Batalha.

Assista a reportagem completa sobre a Casa do Queijo:

Relembre a reportagem sobre o Queijo Macururé, tradição da agricultura familiar alagoana:

Estagiária sob supervisão*.